Banco Original anuncia primeiros planos após criação do Open Banking

Nesta segunda-feira (1º), o Banco Central deu início à primeira fase do Open Banking. O programa possibilitará que os clientes tenham poder sobre as informações adquiridas pelas instituições financeiras. O Banco Original está entre as instituições que farão parte desse novo sistema de forma voluntária.

Banco Original anuncia primeiros planos após criação do Open Banking
Banco Original anuncia primeiros planos após criação do Open Banking (Imagem: Divulgação)

Por meio da implantação do Open Banking, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) poderá apresentar mais competitividade. Os clientes terão posse dados financeiros e poderão decidir pelas empresas que desejam compartilhar as informações.

Como resultado, será possível ter mais produtos e serviços financeiros. O sistema permitirá mais concorrência e eficiência ao consumidor final. Vale ressaltar que os financeiros só serão compartilhados com o consentimento do cliente.

Modelo de atuação do Banco Original

Com a presença do Banco Original no Open Banking, a instituição poderá aumentar as parcerias com fintechs. Dessa forma, poderá obter melhores resultados.

Ao longo dos últimos anos, o Original tem focado no investimento em tecnologia. No segundo semestre de 2019 foi criada uma empresa de desenvolvimento à parte do banco, chamada de Original Hub.

Essa nova subsidiária de TI do Original tem oferecido APIs para que as fintechs desenvolvam as próprias soluções. Para isso, há o uso da infraestrutura de Bank as a Service do Banco Original. A instituição conta com mais de 50 fintechs que utilizam o Original Hub.

Segundo o Coordenador do Comitê de Inovação do Banco Original, Raul Moreira, o banco nasceu baseado no conceito de Open Banking. Por isso, ele afirma que a instituição fica posição de vantagem para oferecer apoio ao ecossistema de parceiros.

Nos próximos anos, Raul Moreira acredita que o sistema financeiro no país será muito diferente do atual. A dinâmica competitiva teria significativa mudança.

O Banco Original conta com cinco pilares de atuação: inovador, próximo, simples, confiável e transparente. Diante desses pontos estabelecidos, a instituição oferece a eficiência dos serviços.

O Original nasceu totalmente digital, com a disponibilização de diversos serviços digitais. A abertura da conta corrente pode ser feita totalmente online. Para isso, o cliente pode contar com mais segurança por meio de uma tecnologia de última geração.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.