Ações e investimentos na Bolsa precisam estar na declaração do IRPF 2021

O período para a declaração do IRPF 2021 está chegando. E se você negociou ações, opções ou outros ativos de renda variável na Bolsa de Valores no ano passado, saiba que esses investimentos devem entrar na sua declaração.

Ações e investimentos na Bolsa precisam estar na declaração do IRPF 2021
Ações e investimentos na Bolsa precisam estar na declaração do IRPF 2021 (Imagem: Google)

É importante que você saiba que o imposto sobre os ganhos conquistados na Bolsa precisa ser pago sempre no mês subsequente à venda das ações. Sendo assim, não deixe para fazer o acerto somente na declaração, já que a multa e os juros ficarão mais elevados.

Você faz o cálculo e paga o imposto

Caso você não possua experiência com o mercado de ações, se atente à forma de tributação dos ganhos conquistados na Bolsa. É você que deve calcular e efetuar o pagamento do imposto devido.

Este processo é diferente do investimento em um fundo ou no Tesouro Direto, por exemplo. No momento do resgate, o imposto é calculado e descontado pelo banco ou corretora. Você já recebe seu dinheiro líquido de imposto.

Na Bolsa, os lucros obtidos com venda de ações, opções e contratos futuros são subordinados à alíquota de 15% de Imposto de Renda para as chamadas operações “comuns”, que é quando a compra e venda do ativo acontecem em dias diferentes. A alíquota do IR vai para 20% nos ganhos em operações do tipo “day-trade”, quando a compra e a venda do ativo são efetuadas no mesmo dia.

Planilha para controlar os lucros e imposto

Elaborar uma planilha com as ações negociadas é uma ferramenta quase essencial para todos os investidores da Bolsa. Sua finalidade é controlar todas as operações de compra e venda feitas e identificar se os negócios foram lucrativos ou se deram prejuízo.

Imposto deve ser pago no mês seguinte

O imposto sobre o lucro com ações e outros ativos negociados na Bolsa precisa ser pago sempre até o último dia útil do mês subsequente ao da venda das ações.

Se você vendeu em fevereiro, por exemplo, o recolhimento do Imposto de Renda deve ocorrer até o fim de março.

O objetivo da declaração do Imposto de Renda anual, que deve ser entregue até o fim de abril deste ano, é somente o de registrar que você cumpriu essa obrigação mensal e compensar pequenas diferenças no cálculo do tributo.

Atrasar ou não pagar do IR sobre o ganho com ações e outros ativos negociados em Bolsa está sujeito à multa diária de 0,33%, até o limite de 20% do valor devido, acrescido de juro mensal, proporcional à taxa Selic.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA