Imposto de Renda 2021 ganha novas regras de cobrança a partir deste ano

Em breve a regra de cobrança do Imposto de Renda vai mudar. O Projeto de Lei 5431/20 altera os processos relativos aos rendimentos recebidos acumuladamente no ano calendário em curso. O texto atualmente está em tramitação na Câmara do Deputados.

Imposto de Renda 2021 ganha novas regras de cobrança a partir deste ano
Imposto de Renda 2021 ganha novas regras de cobrança a partir deste ano (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Conforme a lei atual, estes rendimentos são tributados na fonte de acordo com valor total recebido e a tabela do IR no mês de referência.

Após isso, caso o contribuinte apresente a declaração anual de ajuste, ele poderá ter alguma restituição.

A ideia do projeto de lei é que o Imposto de Renda passe a ser calculado com base em uma tabela que considera a quantidade de meses a que se referem os rendimentos recebidos.

Uma regra parecida é aplicada atualmente para o cálculo do imposto sobre rendimentos relativos a anos-calendário passados.

De acordo com o deputado Walter Alves, o autor do projeto, os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tem direito a benefícios isentos do IR são prejudicados por atrasos nos pagamentos. Ele afirma que a regra penaliza as pessoas mais pobres, que realmente dependem do benefício para se sustentar.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2021

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile