IPVA CE 2021 poderá ser parcelado; vencimento começa na próxima semana

Os motoristas do Ceará que preferiram pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 em até cinco vezes, começam a efetuar os pagamentos na próxima quarta, 10. A última parcela será cobrada em 10 de julho.

IPVA CE 2021 poderá ser parcelado; vencimento começa na próxima semana
IPVA CE 2021 poderá ser parcelado; vencimento começa na próxima semana (Imagem FDR)

Neste ano, o tributo teve uma queda média de 4,95% em seu valor na comparação com 2020, de acordo com a Sefaz-CE (Secretaria da Fazenda do Ceará). Os contribuintes que optaram pela cota única foram beneficiados com um desconto de 5%.

Boleto do IPVA CE 2021

Para emitir os boletos, os proprietários de veículos podem acessar o site da Secretaria da Fazenda ou baixar o aplicativo “Meu IPVA”, disponível gratuitamente nas lojas Play Store (para aparelhos de celular Android) e App Store (aparelhos iPhone).

Datas de pagamentos do IPVA 2021 no Ceará

Forma de pagamento Data
1ª parcela 10 de fevereiro
2ª parcela 10 de março
3ª parcela 12 de abril
4ª parcela 10 de maio
5ª parcela 10 de junho

Neste ano, cerca de 2.25 milhões de veículos serão tributados no estado do Ceará, gerando uma arrecadação de R$1,12 bilhão. Deste total, 50% é destinado aos cofres do estado e o restante permanece nos municípios nos quais os veículos estão emplacados.

Os motoristas também podem fazer consultas no aplicativo “Meu IPVA”, além de emitir o Certificado de Arrecadação do Estado (DAE), através da plataforma, que está disponível nas lojas Play Store e App Store.

Alíquotas

De acordo com a Sefaz, as alíquotas ficam entre 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. Grande parte da frota possui alíquota de 3%, como os automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência, por exemplo. Já os ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras e de autoescolas pagam 1%.

Alíquota do IPVA 2021 no Ceará

Tipo de veículo Alíquota
Carros de passeio padrão 3,5%
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 125 cilindradas 1%
Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoura 1%

Isenção

Tem direto a isenção do pagamento do IPVA 2021, as pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares, e também os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Rede arrecadadora

Entre as instituições que irão integrar a rede arrecadadora estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Bradesco, Santander, Itaú, casas lotéricas e a rede Pague Menos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.