Segurados do INSS devem aderir as plataformas digitais para otimizar o atendimento de seus benefícios. Um dos principais efeitos do novo coronavírus vem sendo a migração de serviços presenciais para a internet. Para quem deseja ter acesso a aposentadoria e demais pagamentos previdenciários, a utilização do Meu INSS tornou-se algo indispensável.
O Meu INSS nada mais é do que uma plataforma online onde o cidadão passa a solicitar uma série de recursos do instituto. Por meio dela, é possível fazer agendamentos, consultas de valores, solicitar pagamentos e muito mais.
No entanto, apesar de estar em funcionamento há anos, há ainda quem tenha dificuldade de acessa-la.
Como se cadastrar no Meu INSS
A primeira coisa que se deve fazer é o login. Há dois registros específicos, o primeiro quando a conexão é feita pelo site e o segundo para quem acessar por aplicativo.
Em ambos os casos as informações de base são as mesmas, nome completo, número do CPF, data de nascimento, nome da mãe e meio de contato.
Repassados todos os informes, o usuário receberá um código, por sms ou email, liberando seu acesso provisório. Ao se conectar pela primeira vez, terá ainda a oportunidade de criar uma senha pessoal, que deverá ser utilizada sempre que for acessar sua conta.
Para quem for fazer o registro pelo aplicativo, é preciso ter o mesmo instalado no celular. Nesse caso, basta ir até a loja de apps do aparelho e digitar ‘Meu INSS’. O acesso pode ser feito tanto por meio do sistema operacional Android, como através do IOS.
Cadastramento por meio das instituições bancárias
Por fim, quem não conseguir fazer a conexão pelo app, é possível ainda contar com o suporte de um atendente bancário. Nesse caso, o cidadão deve ir até uma das instituições abaixo, levar seus documentos de identificação pessoal e solicitar seu cadastro.
- Itaú;
- Banco do Brasil;
- Banrisul;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- Mercantil do Brasil;
- Siccob;
- Santander;
- E Sicredi.
Para mais informações sobre os serviços do INSS, fique de olho em nosso portal. Por meio dele, é possível acompanhar todos os tutoriais de acesso e atualizações de calendários de pagamentos informados pelo órgão.