BPC vai pagar antecipação do 13° salário no INSS?

Antecipação do 13º salário pelo INSS não deverá ser concedida para os segurados do BPC. Nas últimas semanas, o governo federal informou que irá aprovar o pagamento prévio do abono de natal para os brasileiros ligados ao sistema previdenciário. No entanto, apenas um grupo específico deverá ser contemplado.

BPC vai pagar antecipação do 13° salário no INSS? (Imagem: Google)
BPC vai pagar antecipação do 13° salário no INSS? (Imagem: Google)

Uma das medidas já anunciadas para conter os efeitos da crise econômica do novo coronavírus será a antecipação do 13º salário do INSS. Segundo o governo, a previsão é de que o pagamento seja realizado ainda neste semestre, de modo que permita uma maior movimentação financeira no país.

No entanto, é preciso ficar atento, pois o benefício não é garantido por lei para todos os vinculados ao órgão previdenciário. Para quem recebe mensalidades referentes a pensões e aposentadorias, a antecipação será garantida. Porém, os segurados do BPC deverão ficar de fora do pagamento.

Normas para a liberação pelo BPC

Administrado e concedido pelo INSS, o Benefício de Prestação Continuada é destinado para parte da população que não possuem meios de prover a própria vida. Isso significa que, pessoas deficientes ou portadoras de doenças que inviabilizem a realização de atividades de trabalho são contempladas.

Entre as regras de concessão, o INSS solicita que o cidadão tenha mais de 65 anos ou comprove que não pode trabalhar e ter uma vida normal por questões de saúde.

Uma vez que o benefício é aprovado, são concedidas mensalidades com base no valor do salário mínimo, atualmente de R$ 1.100.

Entretanto, há alguns benefícios garantidos pelo INSS que não são inclusos no BPC. O abono salarial, ou 13º salário, por exemplo, não é regulamentado por lei para este grupo.

Segundo a legislação que consolida sua implementação, o segurado tem direito a apenas 12 mensalidades anuais, ou seja, de janeiro a dezembro, sem a possibilidade de repetição.

Sobre a antecipação do 13º pelo INSS

A previsão é de que o pagamento ocorra entre os meses de abril e maio. Até o momento o órgão não publicou os calendários de saque, mas já garantiu que a retirada deverá ser equivalente a mensalidade já recebida por cada cidadão.

Para saber mais detalhes do benefício, fique de olho em nosso portal.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.