IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário

O envio dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 em Sorocaba (SP) começam neste mês, segundo a prefeitura. Ao todo, serão remetidos 309.109 carnês do tributo enviados pelos Correios.

IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário
IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário (Imagem FDR)

Segundo a prefeitura, os carnês serão enviados de acordo com os endereços de entrega de cada imóvel. Eles foram separados em três lotes e é previsto que até o fim de fevereiro todos sejam entregues.

O IPTU neste ano não sofreu reajuste, incidindo a atualização monetária de 4,21%, seguindo a variação no período do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pagamento com desconto

O tributo pode ser pago à vista ou em até três parcelas com desconto de 5%. O valor pode ser conferido no site da prefeitura de Sorocaba.

Caso o contribuinte opte por pagar o tributo em três parcelas, a segunda e a terceira estarão disponíveis no mesmo site logo depois do pagamento da primeira parcela.

Também é possível pagar o imposto em até 10 vezes sem desconto. Todas as formas de pagamento estão disponíveis no carnê do IPTU.

2ª via do boleto

Caso o carnê seja extraviado ou não entregue, o contribuinte deve comparecer a qualquer unidade das Casas do Cidadão para retirar a segunda via do carnê.

É preciso estar portando o carnê do exercício anterior e os documentos pessoais. A segunda via do carnê só estará disponível a partir do dia 1º de março.

Contestação do valor do IPTU

A contestação de valores do tributo pode ser feita em qualquer unidade das Casas do Cidadão até o vencimento da primeira parcela do carnê.

A solicitação exige a abertura de um processo administrativo pelo titular do imóvel para que o setor responsável estude a situação. O morador deve apresentar também um documento com foto constando CPF, uma cópia da capa e contracapa do carnê de IPTU 2021.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.