IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário

O envio dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 em Sorocaba (SP) começam neste mês, segundo a prefeitura. Ao todo, serão remetidos 309.109 carnês do tributo enviados pelos Correios.

IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário
IPTU Sorocaba 2021 ganha data de distribuição no município; veja calendário (Imagem FDR)

Segundo a prefeitura, os carnês serão enviados de acordo com os endereços de entrega de cada imóvel. Eles foram separados em três lotes e é previsto que até o fim de fevereiro todos sejam entregues.

O IPTU neste ano não sofreu reajuste, incidindo a atualização monetária de 4,21%, seguindo a variação no período do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pagamento com desconto

O tributo pode ser pago à vista ou em até três parcelas com desconto de 5%. O valor pode ser conferido no site da prefeitura de Sorocaba.

Caso o contribuinte opte por pagar o tributo em três parcelas, a segunda e a terceira estarão disponíveis no mesmo site logo depois do pagamento da primeira parcela.

Também é possível pagar o imposto em até 10 vezes sem desconto. Todas as formas de pagamento estão disponíveis no carnê do IPTU.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

2ª via do boleto

Caso o carnê seja extraviado ou não entregue, o contribuinte deve comparecer a qualquer unidade das Casas do Cidadão para retirar a segunda via do carnê.

É preciso estar portando o carnê do exercício anterior e os documentos pessoais. A segunda via do carnê só estará disponível a partir do dia 1º de março.

Contestação do valor do IPTU

A contestação de valores do tributo pode ser feita em qualquer unidade das Casas do Cidadão até o vencimento da primeira parcela do carnê.

A solicitação exige a abertura de um processo administrativo pelo titular do imóvel para que o setor responsável estude a situação. O morador deve apresentar também um documento com foto constando CPF, uma cópia da capa e contracapa do carnê de IPTU 2021.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.