Confira como funciona o cálculo do Imposto de Renda 2021

Durante todos os anos, milhões de brasileiros são obrigados a declarar o Imposto de Renda. O cálculo do valor a ser declarado tem como base a renda que a pessoa teve ao longo do ano. Confira como funciona o cálculo do Imposto de Renda 2021.

Confira como funciona o cálculo do Imposto de Renda 2021
Confira como funciona o cálculo do Imposto de Renda 2021 (Imagem: Montagem/FDR)

A cobrança do Imposto de Renda é feita pela Receita Federal, que é vinculada ao Ministério da Economia. Em geral, o contribuinte deve apresentar a declaração do IR até o fim do mês de abril. Para o Imposto de Renda 2021, será preciso informar a renda que teve em todos os meses 2020.

Sobre esses números, há a aplicação de uma alíquota até chegar ao valor que precisa ser pago ao governo. As alíquotas variam conforme a faixa salarial da pessoa.

Há dois modelos de declarar o Imposto de Renda: declaração simplificada ou declaração completa. O modelo simplificado pode deduzir 20% da base de cálculo do imposto — com o limite de R$ 16.754,34. No caso do modelo completo, é considerado todas as despesas dedutíveis durante o ano.

Para saber qual a opção mais vantajosa, apresente todas as informações devidas na declaração do IR e guarde os comprovantes para comparar.

A base do imposto poderá ser deduzida em alguns casos, como a Previdência Social ou Privada, dependentes, educação e saúde — a depender das condições.

Cálculo do Imposto de Renda 2021

Para o cálculo do Imposto de Renda, o contribuinte deve escolher um dos modelos existentes:

  • Modelo simplificado: há desconto de 20% da base de cálculo. Não será utilizado outro desconto de previdência, dependentes, educação e saúde.
  • Modelo completo: há soma de todos os rendimentos tributáveis. Neste caso, será possível deduzir os valores permitidos por lei, como despesas médicas, dependentes e educação, por exemplo.

Sendo assim, os valores recebidos menos os valores de dedução — permitidos no modelo da declaração escolhido — serão responsáveis por indicar a base de cálculo final. Ao utilizar a tabela do Imposto de Renda, será possível identificar o valor final do imposto devido.

Para que o contribuinte possa ter mais facilidade em realizar o processo, a Receita Federal disponibiliza um simulador online no portal. Dessa forma, será possível ter uma ideia do valor devido.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.