Informe de rendimentos do INSS: Veja como emitir documento para IRPF 2021

Para que um beneficiário do INSS possa fazer a declaração do Imposto de Renda, o informe de rendimentos deve estar incluso. Por meio desse documento, há todos os valores recebidos em benefícios no ano-base. Confira como emitir o informe de rendimentos do INSS para IRPF 2021.

Informe de rendimentos do INSS: Veja como emitir documento para IRPF 2021
Informe de rendimentos do INSS: Veja como emitir documento para IRPF 2021 (Imagem: Reprodução/Governo do Brasil)

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que precisam declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), devem incluir os valores presentes no extrato do INSS.

Com o envio do informe de rendimentos, o órgão previdenciário envia as informações para a Receita Federal. Dessa forma, será possível realizar o cruzamento com os dados que foram declarados pelos contribuintes. Para evitar problemas futuros, a pessoa deve repassar as informações atentamente.

Como emitir o informe de rendimentos do INSS

O contribuinte poderá ter acesso ao documento pelo site do INSS ou pelo aplicativo do INSS, disponível para Android e iOS. Para ter acesso ao sistema, o usuário deve cadastrar um login e uma senha. Caso ainda não tenha, basta realizar esse processo pelo site.

O sistema solicita algumas informações pessoais para autenticar o segurado e finalizar o cadastro. A liberação ocorre de forma imediata. Confira o passo a passo para emitir o informe de rendimento:

  • No portal Meu INSS clique em “Entrar”. Caso seja o primeiro acesso, basta realizar o cadastro na mesma página;
  • Após acessar a conta, clique em “Serviços em destaque” e em “Extrato para Imposto de Renda”.

Com isso, o documento do ano-calendário poderá ser emitido. No caso do acesso pelo aplicativo, o processo será o mesmo para emitir o extrato do INSS.

Vale ressaltar que também há necessidade de realizar o login com o CPF e a senha cadastrada. Caso seja o primeiro acesso, o cadastro poderá ser feito no aplicativo para smartphones.

Não há custo para realizar a operação nas plataformas do INSS. O acesso pode ser feito pelo contribuinte de forma ilimitada, a qualquer momento.

Além de obter acesso ao informe de rendimentos para o Imposto de Renda do ano atual, a pessoa pode conferir de anos anteriores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.