Datas do IPTU 2021 foram publicados pela prefeitura de Palmas

Nesta semana, a Prefeitura de Palmas divulgou o calendário para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano de 2021. O cronograma foi publicado pela Secretaria de Finanças no Diário Oficial do Município. 

Datas do IPTU 2021 foram publicados pela prefeitura de Palmas
Datas do IPTU 2021 foram publicados pela prefeitura de Palmas (Foto: FDR)

Os pagamentos devem começar no mês de março. Além disso, a portaria prevê o parcelamento do tributo em até 10 prestações.

Aqueles que desejam fazer o pagamento em parcela única, a data limite será o dia 15 de março, mesma data do vencimento da primeira parcela.

Todos os anos, o pagamento à vista dá descontos ao contribuinte, mas o percentual de 2021 ainda não foi divulgado. 

No ano de 2020, o prazo de pagamento foi prorrogado por diversas vezes por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os boletos do imposto ainda não estão disponíveis para impressão. Em sua campanha eleitoral, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) prometeu que o IPTU não teria aumento, porém ainda não está claro se isso realmente vai acontecer.

O que é IPTU?

O IPTU é cobrado pela prefeitura de cada município e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

O valor varia de acordo com a cidade e o valor venal do imóvel, que é utilizado como base para o cálculo do que será pago pelo contribuinte. 

O imposto pode ser pago à vista ou parcelado ao longo do ano. Os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficar em dívida terá o acréscimo de multa e de juros pelo período de inadimplência. 

Logo, não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

O nome do proprietário do imóvel será inscrito em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos poderá ser negada.

Calendário IPTU Palmas 2021

  • Parcela única ou 1ª parcela, dia 15 de março de 2021
  • Parcela 2, dia 15 de abril de 2021
  • Parcela 3, dia 17 de maio de 2021
  • Parcela 4, dia 15 de junho de 2021
  • Parcela 5, dia 15 de julho de 2021
  • Parcela 6, dia 16 de agosto de 2021
  • Parcela 7, dia 15 de setembro de 2021
  • Parcela 8, dia 15 de outubro de 2021
  • Parcela 9, dia 15 de novembro de 2021
  • Parcela 10, dia 15 de dezembro de 2021

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.