Rondônia prorroga uso do saldo no Cartão Alimentação Escolar para 47 mil alunos

O saldo do Cartão Alimentação Escolar de Rondônia continua disponível para saque até o dia 31 de janeiro. O benefício destinado aos estudantes da Rede Estadual de Ensino em situação de vulnerabilidade social está sendo pago desde 2020.

Rondônia prorroga uso do saldo no Cartão Alimentação Escolar para 47 mil alunos
Rondônia prorroga uso do saldo no Cartão Alimentação Escolar para 47 mil alunos (Imagem: Reprodução/Google)

Com a pandemia de Covid-19 e com a adoção de medidas de restrições sociais para conter a contaminação pela doença, o estado de Rondônia adotou o pagamento do Cartão Alimentação Escolar para os estudantes da rede estadual de ensino.

Com isso, foram repassadas, desde 2020, recursos as famílias em situação de vulnerabilidade social que possuem algum filho matriculado nas escolas do estado. De acordo com o governo do estado, 47 mil estudantes foram contemplados.

Esses estudantes, além de estarem matriculados na rede estadual de ensino também estão cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e recebem o Bolsa Família. Por esse motivo, apenas as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza foram contempladas.

O prazo para usar o saldo disponível do Cartão Alimentação Escolar foi prorrogado para até 31 de janeiro, após essa data os saldos irão expirar. Por esse motivo, o estado decidiu prorrogar o prazo para que essas famílias utilizem o recurso disponibilizado.

Cada estudante recebeu R$ 75 mensais, sendo assim, as famílias que possuem mais filhos matriculados na rede estadual é multiplicado. O saldo fica disponível para ser usado na comprar de alimentos no comércio local.

O saldo é em forma de crédito, de forma mensal e sem interrupção e o pagamento das compras é debitado diretamente no Cartão Alimentação Escolar que foi entregue as famílias dos estudantes contempladas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), para muitos estudantes a merenda era a principal refeição do dia e, por isso, a falta de aulas deixou um vazio para o desenvolvimento psicológico e físico dos estudantes de Rondônia.

Outros estados também adotaram o auxílio merendas para repassar os recursos destinados a esse fim aos estudantes. Sempre com o intuito de preservar a alimentação dos mesmos, mesmo sem as aulas presenciais.

Diante disso, alguns estados fizeram entrega de cestas básicas dos insumos já existentes e, ao longo do ano, mudaram a estratégia para a entrega de saldo em cartão. O mesmo aconteceu em Rondônia, quando podia ser feito compras nos estabelecimentos locais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.