Como investir com pouco dinheiro em 2021? Conheça as melhores e mais seguras opções!

Mercado de investimentos pode ser uma boa opção em 2021. Para quem está pensando em investir, mas não possui grandes recursos, fique atento. Analistas explicam que, mesmo com o atual cenário de crise econômica, há boas oportunidades disponíveis. Abaixo, saiba como aplicar seu dinheiro de forma segura.

Como investir com pouco dinheiro em 2021? Conheça as melhores e mais seguras opções! (Imagem: Burak K/Pexels)
Como investir com pouco dinheiro em 2021? Conheça as melhores e mais seguras opções! (Imagem: Burak K/Pexels)

O mercado de investimentos, apesar de sua tradicionalidade, apresenta uma série de incertezas e medos para os novos aplicadores.

Entre as principais preocupações está a possibilidade de perda e também a falta de recursos para poder iniciar as transações.

Antes de qualquer coisa, os analistas financeiros explicam que a primeira ação a ser feita é estudar todas as possibilidades e formatos de aplicações. A definição de qual será mais vantajoso ou não varia de acordo com uma série de fatores, como:

  • Liquidez;
  • Capacidade de retirada;
  • Movimentação do valor;
  • Planejamento financeiro;
  • Entre outros.

De modo geral, é preciso conhecer profundamente o local onde deseja fazer seu investimento. Na sequência é que se recomenda avaliar o modelo e variações financeiras que lhe gerem o maior resultado. Conheça alguns tipos de investimentos seguros:

Investir em CDB

Umas das aplicações mais seguras é o CDB. Trata-se de Certificados de Depósitos Bancários onde as instituições fazem uma espécie de empréstimo com o aplicador que deverá ter a rentabilidade do valor concedido.

A principal vantagem do CDB é que sua liquidez é diária, o que significa que quanto maior for o tempo do dinheiro deixado, maior será também seu retorno financeiro. No que diz respeito aos riscos de perda, por ser um contrato vinculado ao banco, os índices de inadimplência são baixíssimos.

Títulos Públicos

Outra forma segura são os investimentos em títulos públicos. Normalmente esse valor é representado pelo tesouro direto, considerado a forma mais garantida de aplicar seu dinheiro.

Sendo do governo, os títulos apresentam uma maior segurança em toda a operação. A rentabilidade varia de acordo com o titulo adquirido e tempo final do investimento.

LCI

Por fim, há ainda as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) que nada mais são do que títulos gerados pelas instituições bancárias para poder financiarem suas atividades na área imobiliária e de construção civil.

Nessa modalidade a vantagem é que há oportunidades de isenção de impostos na aplicação. Além disso, se você não pretende mexer no dinheiro, é a opção ideal para ter maior lucro a longo prazo.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.