Passo a passo para acessar extrato do Imposto de Renda

Para uma pessoa que caiu na malha fina ou que queira estar em dia com as pendências com a Receita Federal, o extrato do Imposto de Renda poderá ajudar resolver o problema. Por meio desse extrato do IR, será possível verificar o status da declaração. Confira o passo a passo para acessar.

Passo a passo para acessar extrato do Imposto de Renda
Passo a passo para acessar extrato do Imposto de Renda (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Ao verificar o extrato do Imposto de Renda, a pessoa consegue encontrar diversas informações importantes. Será possível identificar o que fez com que o contribuinte tivesse a declaração na malha fina.

Diante disso, a pessoa poderá resolver as pendências por meio de uma retificação ou agendamento de um atendimento para a apresentação dos documentos necessários.

Pelo extrato, o contribuinte consegue verificar se o pagamento de quotas do IRPF está correto. Ainda é possível solicitar, cancelar ou alterar o débito automático das parcelas. O DARF de pagamento das quotas poderá ser impresso.

O sistema possibilita que os eventuais débitos sejam parcelados. Além disso, o extrato permite a solicitação de restituição. Confira como acessar o extrato para ter acesso a todas essas funcionalidades:

Como acessar o extrato do Imposto de Renda

  1. Acesse o Portal e-CAC e clique em Gerar Código de Acesso — por meio desse código, o usuário poderá utilizar os serviços disponíveis no portal —. Para isso, clique em Gerar código de acesso para pessoa física.
  2. Logo após, o sistema solicitará o preenchimento do CPF, data de nascimento e a digitação de caracteres que surgirão na imagem em destaque. Em seguida, será preciso digitar os dados solicitados para que o código seja gerado;
  3. Após criar o Código de Acesso, entre na página Meu Imposto de Renda e insira preencha as informações com o código criado. Caso tenha um Certificado Digital, também poderá ser usado para acessar o sistema;
  4. Clique em Declarações e Demonstrativos;
  5. Selecione a opção Meu Imposto de renda (Extrato da DIRPF);
  6. Escolha um dos serviços disponíveis. Na parte superior, será possível escolher algum ano específico para a consulta.

Caso queira encontrar mais informações, basta clicar em Alertas. Há uma indicação de Ajuda, para quem precisar de detalhes sobre a plataforma.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.