IPVA CE 2021 garante desconto de 5% para pagamentos até sexta-feira (29)

Os contribuintes do Ceará que efetuarem o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 em cota única até esta sexta, 29, vão garantir 5% de desconto no valor do tributo. Até o momento, cerca de 270 mil contribuintes já pagaram o imposto à vista no estado.

IPVA CE 2021 garante desconto de 5% para pagamentos até sexta-feira (29)
IPVA CE 2021 garante desconto de 5% para pagamentos até sexta-feira (29) (Imagem FDR)

O IPVA neste ano será cobrado para cerca de 2,3 milhões de donos de veículos e é esperada uma arrecadação de R$1 bilhão, aproximadamente. 50% do valor arrecadado é destinado aos municípios onde os veículos foram licenciados.

Os boletos de pagamento podem ser emitidos nos aplicativos Ceará App e Meu IPVA, ou através do site da Sefaz (Secretaria da Fazenda).

Redução no valor e parcelamento do IPVA CE 2021

O IPVA em 2021 teve uma redução de 4,95% em comparação com o ano passado. As isenções de pagamento são para pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos.

O documento de Arrecadação do Estado será gerado de forma automática após o contribuinte inserir a informação do chassi ou Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa do veículo.

Quem optar pelo pagamento parcelado, pode efetuá-lo em até cinco vezes e os pagamentos serão em 10 de fevereiro, 10 de março, 12 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor de cada parcela não poderá ser menor que R$ 100,00.

Alíquotas

De acordo com a Sefaz, as alíquotas ficam entre 0,5% a 3,5% sobre o valor venal dos veículos. Grande parte da frota possui alíquota de 3%, como os automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência, por exemplo. Já os ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras e de autoescolas pagam 1%.

Isenção

Tem direto a isenção do pagamento do IPVA 2021, as pessoas com deficiência, donos de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares, e também os veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Data de pagamento do IPVA 2021 no Ceará

Data de pagamento do IPVA 2021 — Foto: Fonte: Sefaz-CE
Foto: Fonte: Sefaz-CE

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.