Calendário do IPTU Aracaju 2021 começa na próxima semana; confira aqui

Os contribuintes do município de Aracaju (SE) que escolheram o parcelamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), têm o prazo de até 5 de fevereiro para fazer o pagamento da primeira parcela do imposto cobrado. Os carnês já foram entregues por meio dos correios e estão disponíveis no Portal do Contribuinte.

Calendário do IPTU Aracaju 2021 começa na próxima sena; confira aqui
Calendário do IPTU Aracaju 2021 começa na próxima sena; confira aqui (Imagem: Reprodução Google)

O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, esclareceu que de acordo com a lei, o IPTU pode ser parcelado em até 10 vezes, levando em conta o valor total que é cobrado pelo tributo.

“Existe uma tabela que demonstra os valores do tributo e a quantidade estipulada de parcelas para cada faixa de preço. Ela é publicada no decreto que define os critérios para o lançamento do IPTU anualmente”,explica.

A legislação determina que os imóveis que pagam imposto com valor maior que R$100 e menor que R$165, podem fazer o parcelamento em duas vezes.

“A informação também está disponível no Portal do Contribuinte, para consulta do cidadão, na aba IPTU. E é importante lembrar que o carnê já vem com esse parcelamento definido, não é necessário fazer o requerimento”, ressaltou.

Depois da primeira parcela, o contribuinte deve ficar atento ao vencimento dos boletos, sendo sempre o dia 5 de cada mês ou o próximo dia útil.

Como emitir boleto do IPTU Aracaju 2021

Os contribuintes precisarão acessar o portal de finanças da prefeitura de Aracaju. Em seguida, escolher a opção “IPTU”, e selecionar “2ª via”. O portal vai solicitar o número de inscrição do imóvel e a data de vencimento desejada.

Depois de informar esses dados, o passo seguinte é fazer a impressão do boleto ou copiar o código de barras para pagamento.

Calendário de pagamentos

Calendário

Parcela Vencimento
Única 15/01/2021
1ª Parcela 05/02/2021
2ª Parcela 05/03/2021
3ª Parcela 05/04/2021
4ª Parcela 05/05/2021
5ª Parcela 07/06/2021
6ª Parcela 05/07/2021
7ª Parcela 05/08/2021
8ª Parcela 06/09/2021
9ª Parcela 05/10/2021
10ª Parcela 05/11/2021

O que é o IPTU?

O IPTU é cobrado pela prefeitura de cada município e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

Os contribuintes precisam realizar o pagamento do IPTU, pois se ficarem em dívida terão o acréscimo de multa e de juros, pelo período de inadimplência. 

O contribuinte não conseguirá realizar a negociação do imóvel ou colocá-lo à venda. Alguns imóveis chegam a ir a leilão para que a prefeitura receba esse dinheiro.

O nome do proprietário do imóvel será inscrito em dívida ativa e a solicitação de crédito nos bancos poderá ser negada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.