Telefone do INEP será usado para pedir reaplicação da prova do ENEM 2020; veja número

A partir de hoje, 25, os candidatos do Enem 2020 que não puderam fazer as provas em decorrência de sintomas de Covid-19, ou de outras doenças infectocontagiosa e também por problemas de logística, podem solicitar a reaplicação do exame.

Telefone do INEP será usado para pedir reaplicação da prova do ENEM 2020; veja número
Telefone do INEP será usado para pedir reaplicação da prova do ENEM 2020; veja número (Imagem Google)

Estes participantes podem solicitar a reaplicação do Enem na Página do Participante até a próxima sexta-feira, 29.

As prova impressas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro. Nas semanas que antecederam as duas aplicações, os participantes puderam enviar exames e laudos médicos para o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Quem ainda não fez o procedimento já pode fazer na Página do Estudante. A reaplicação dos Enem acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Doenças justificáveis

Além de casos de covid-19, podem pedir a reaplicação candidatos com coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

O Inep diz que a análise para que o aluno possa realizar as provas nos dias de reaplicação exige um documento legível que faça a comprovação da doença.

Esta documentação deve ter o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

Além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Problemas logísticos

A reaplicação também pode ser solicitada por participantes afetados pro problemas como desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local, falta de energia elétrica, entre outros.

No primeiro dia de aplicação das provas, um número considerável de pessoas não conseguiram realizar as provas por conta da lotação nas salas. Em decorrência da pandemia, as salas só podiam receber a metade de sua lotação máxima.

Todos os pedidos de reaplicação serão analisados pela Inep. Para acompanhar o andamento do pedido é só acessar a Página do Participante.

O pedido de replicação pode ser feito também pelo telefone do Inep:  0800 616161.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA