Passo a passo para baixar, cadastrar e usar CNH digital

Para facilitar o dia a dia dos proprietários de veículos, as unidades da federação estão disponibilizando a possibilidade de utilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. Confira um passo a passo para baixar, cadastrar e utilizar a CNH Digital.

Passo a passo para baixar, cadastrar e usar CNH digital
Passo a passo para baixar, cadastrar e usar CNH digital (Imagem: Divulgação/Detran-RS)

Com essa novidade de CNH Digital, os motoristas poderão portar o documento obrigatório diretamente do celular. Por conta do uso da CNH pelo smartphone, o proprietário de veículo deve estar atento à bateria do aparelho. Caso descarregue, será preciso ter a versão impressa do documento.

Se a CNH foi emitida a partir de maio de 2017, o documento possui um QR Code impresso, que permitirá a versão digital. Essa tecnologia, presente na parte interna da CNH, poderá gerar a CNH Digital sem a necessidade de um certificado digital ou o comparecimento a uma unidade do Detran.

Como obter a CNH Digital

  1. Baixe o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito — disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS;
  2. Ao abrir o aplicativo, realize o cadastro de usuário junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran);
  3. Preencha o CPF e clique em “Continuar”. Logo após, insira os dados solicitados no formulário;
  4. Clique no link de validação que será enviado ao e-mail cadastrado;
  5. Valide os dados da CNH Digital no aplicativo. A validação poderá ser por meio de biometria, certificado digital e sem certificado digital;
  6. Após a validação, insira o documento no aplicativo. Para isso clique no ícone verde com um “+” para adicionar um documento digital de trânsito. Selecione “CNH Digital” e digite o número da CNH. Adicione o código de segurança da CNH — que está impresso no documento —, clique em “OK” e “Baixar CNH”. O aplicativo solicitará a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números.
  7. Se os dados da CNH já foram validados pelo certificado digital, ao clicar em CNH Digital, o aplicativo direcionará diretamente para o cadastro do PIN;
  8. Com o cadastro do PIN, a CNH Digital estará presente na tela principal do aplicativo.

Caso o motorista não tenha a CNH impressa ou a digital, poderá pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira. O veículo ficará retido até outra pessoa com documento realizar a busca.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.