Shoppings e comércios voltam a ficar fechados aos fins de semana em São Paulo

A fase vermelha do Plano São Paulo volta a ser aplicada em todo o Estado nesta sexta, 22. O governador João Dória (PSDB) anunciou o retorno em sua coletiva de imprensa do Palácio dos Bandeirantes, durante o dia de hoje (22).

Shoppings e comércios voltam a ficar fechados aos fins de semana em São Paulo
Shoppings e comércios voltam a ficar fechados aos fins de semana em São Paulo ( Foto: Google)

Nos dias úteis, o comércio e as atividades não essenciais devem fechar às 20h. Já nos finais de semana, o comércio, os shoppings, os bares e os restaurantes não poderão abrir. A mesma determinação é aplicada para os parques que devem permanecer fechados aos fins de semana.

A fase vermelha é a mais restritiva do Plano São Paulo de retomada econômica. A nova onda de contaminação pela Covid-19 no estado foi determinante para esta decisão que foi tomada na última quinta, 21.

A avaliação do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado é a de que a situação de transmissão é muito grave em todas as regiões do Estado. Por conta disso, foi recomendando ao governo que medidas mais restritivas fossem aplicadas para tentar conter o avanço da doença.

O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, já havia falado sobre o assunto no inicio desta semana. Na ocasião ele alertou para o crescimento acelerado no número de casos.

“Tivemos a pior semana epidemiológica desde o início da pandemia”, disse Gorinchteyn, falando a respeito do aumento de 77% no número de novos casos em comparação com a semana anterior e de mais de 50% no total de mortes.

De acordo com o secretário, diante do crescimento dos casos, o Estado volta a considerar a reativação dos hospitais de campanha para atender a população.

“Já estamos ampliando leitos dentro de hospitais e também a contratando hospitais privados. E nós não tiramos do radar os hospitais de campanha.”

Em meio ao crescente número de casos de Covid-19 ao longo de dezembro e início de 2021, o governo de SP já estava endurecendo as restrições em alguns locais do estado. A próxima reavaliação está marcada para acontecer em 5 de fevereiro.

“A situação vem se agravando a cada semana”, explicou o governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa na última semana.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.