IPTU Rio 2021: Tudo o que mudou no pagamento deste ano

Em 2021, a prefeitura do Rio efetuou mudanças na cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e isto vem gerando dúvidas entre os contribuintes. É possível encontrar nas redes sociais, por exemplo, discussões de que as guias do imposto que chegaram pelos Correios estavam fraudadas.

IPTU Rio 2021: Tudo o que mudou no pagamento deste ano
IPTU Rio 2021: Tudo o que mudou no pagamento deste ano (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

Sobre esta questão não existem evidências de que as guias realmente tenham sido fraudadas. Essa dúvida foi levantada por conta da numeração diferente dos boletos entregues em casa e os impressos pela internet.

Segundo a secretaria municipal de Fazenda, as numerações diferentes acontecem por conta do controle interno e por recursos de segurança que informam a prefeitura se o contribuinte escolheu pagar o IPTU com o boleto recebido em sua residência ou com o impresso pela internet.

Em ambos os formatos, antes de efetuar o pagamento, o código remete para a identificação da fonte que vai receber o pagamento: PCRJ.

Além disso, o padrão da sequência numérica usado para o pagamento de impostos é diferente dos boletos tradicionais, nos quais as fraudes são mais frequentes.

Outro motivo de dúvidas foi o fato da prefeitura reemitir 63,3 mil notificações de cobrança por falhas para os contribuintes que pagam o IPTU no débito automático.

Mudanças no carnê de pagamento

O tradicional carnê do IPTU foi substituído este ano por apenas uma folha que oferece duas formas de pagamento para o contribuinte.

É possível pagar o tributo em cota única e contar com um desconto de 7% ou a primeira das dez parcelas, sem aplicação de desconto.

Para os pagamentos parcelados, é necessário acessar o site Rio Digital e imprimir as guias restantes.

Principais dúvidas sobre o IPTU 2021

  • A guia enviada pelo correios possui apenas dois códigos de barra: um para pagamento da cota única, com o desconto de 7%, e outro para pagar a primeira parcela do imposto.
  • O código de barras da guia entregue pelos Correios é diferente das obtidas através do portal Carioca Digital na internet. A diferença é somente os códigos verificadores de origem dos documentos.
  • O código de barras para pagamento da cota única fica do lado externo, na primeira dobra. Já o código para quitação da primeira parcela está localizada interna da carta.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.