13° salário do INSS e abono EXTRA prometem movimentar economia em 2021

Governo propõe antecipação de pagamentos pelo INSS. Na última semana, fontes da equipe econômica informaram que o presidente Jair Bolsonaro está trabalhando para liberar o 13º salário dos aposentados e pensionistas ainda nesse primeiro semestre. A iniciativa visa movimentar o PIB nacional, mas poderá resultar na criação de um 14º abono.

13° salário do INSS e abono EXTRA prometem movimentar economia em 2021 (Imagem: Google)
13° salário do INSS e abono EXTRA prometem movimentar economia em 2021 (Imagem: Google)

A antecipação do 13º salário do INSS tem sido pauta desde o ano passado, quando o governo adiantou o benefício dos segurados.

A previsão é que tal decisão fosse mantida apenas naquele período, mas deverá ser prorrogada em 2021 devido a permanência do covid-19.

INSS deverá efetuar os pagamentos nos próximos meses

Segundo fontes internas, o ministro da economia está avaliando a possibilidade de antecipar o 13º salário entre os meses de fevereiro e março. A iniciativa, de acordo com ele, resultaria numa forte injeção econômica no país, garantindo o poder de compra e venda deste grupo.

Com a proposta aceita, significa dizer que o governo deverá garantir uma movimentação no PIB, ao longo deste primeiro semestre, sem precisar estender sua folha de pagamento.

Ou seja, a economia estaria “salva” de modo que não gere novas despesas federais, já que tais benefícios estão inclusos na LDO de 2021.

Segundo o assessor presidencial, “como houve um recrudescimento da doença, em vez de ficarmos esperando, vamos agir e seguir o mesmo protocolo do ano passado, quando antecipamos o 13º dos aposentados e o abono salarial. Vamos fazer o mesmo agora, já está decidido, provavelmente em fevereiro e março”.

Abono extra pelo INSS pode ser concedido

Outra possibilidade é de criar um 14º salário. A proposta já tinha sido sugerida em 2020, mas recusada por Bolsonaro sob a justificativa de que não haveria orçamento disponível. No entanto, para este ano o gestor deve lançar o benefício como estratégia de campanha.

O informe de antecipação do 13º para garantir o desenvolvimento econômico do país vem sendo fortemente criticado por analistas e pela oposição política. Desse modo, ao informar que irá criar o 14º salário, Bolsonaro estaria quebrando os argumentos de que deixaria os segurados descobertos novamente no fim do ano.

Para essa proposta ainda não há previsão de validação. O benefício deve ser analisado no Congresso e no Senado e somente depois se consolidar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.