Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021

Brasileiros passam a recorrer ao seguro desemprego diante da instabilidade do mercado. Mesmo com a chegada da vacina, o novo coronavírus permanece impactando negativamente na economia nacional. Grandes empresas estão anunciando sua saída do Brasil e negócios de pequeno porte não conseguem se sustentar. Para os demitidos, saiba como solicitar o seguro desemprego.

Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021 (Imagem: Google)
Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021 (Imagem: Google)

O seguro desemprego funciona como uma espécie de garantia financeira para o cidadão que é demitido sem justa causa. Por meio dele, enquanto o trabalhador busca por uma outra oportunidade, consegue ainda uma espécie de salário para garantir a quitação de suas contas.

Quem pode solicitar?

O pedido deve ser feito principalmente por aqueles que foram demitidos sem justa causa. É preciso pra isso trabalhar em regime CLT o que significa estar vinculado a carteira de trabalho. Porém, há ainda outras formas de ter acesso ao benefício.

Os pescadores em período defeso ou os brasileiros encontrados em regime de trabalho similar a escravidão também tem o direito de ser contemplado. Em ambos os casos é necessário apresentar uma série de documentações listadas abaixo:

Documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego

  • Guias do seguro-desemprego;
  • Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade; Certidão de nascimento; Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); Carteira nacional de habilitação (modelo novo); Carteira de trabalho (modelo novo); Passaporte ou certificado de reservista;
  • Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade.

A solicitação atualmente vem sendo realizada online, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para se conectar, basta informar os dados de identificação pessoal, como o número do CPF e nome completo.

O governo tem até 30 dias para validar o pedido e efetuar o pagamento da primeira parcela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.