Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021

Brasileiros passam a recorrer ao seguro desemprego diante da instabilidade do mercado. Mesmo com a chegada da vacina, o novo coronavírus permanece impactando negativamente na economia nacional. Grandes empresas estão anunciando sua saída do Brasil e negócios de pequeno porte não conseguem se sustentar. Para os demitidos, saiba como solicitar o seguro desemprego.

Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021 (Imagem: Google)
Lista de documentos para solicitar seguro desemprego em 2021 (Imagem: Google)

O seguro desemprego funciona como uma espécie de garantia financeira para o cidadão que é demitido sem justa causa. Por meio dele, enquanto o trabalhador busca por uma outra oportunidade, consegue ainda uma espécie de salário para garantir a quitação de suas contas.

Quem pode solicitar?

O pedido deve ser feito principalmente por aqueles que foram demitidos sem justa causa. É preciso pra isso trabalhar em regime CLT o que significa estar vinculado a carteira de trabalho. Porém, há ainda outras formas de ter acesso ao benefício.

Os pescadores em período defeso ou os brasileiros encontrados em regime de trabalho similar a escravidão também tem o direito de ser contemplado. Em ambos os casos é necessário apresentar uma série de documentações listadas abaixo:

Documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego

  • Guias do seguro-desemprego;
  • Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade; Certidão de nascimento; Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); Carteira nacional de habilitação (modelo novo); Carteira de trabalho (modelo novo); Passaporte ou certificado de reservista;
  • Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade.

A solicitação atualmente vem sendo realizada online, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Para se conectar, basta informar os dados de identificação pessoal, como o número do CPF e nome completo.

O governo tem até 30 dias para validar o pedido e efetuar o pagamento da primeira parcela.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.