Detran de Rondônia explica mudanças nas documentações dos veículos. Para os motoristas do estado é preciso ficar atento. No último dia 4 o órgão informou que estará digitalizando registros como o Certificado de Registro de Veículo (CRV), e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). No texto abaixo, entenda o que isso significa e como ter acesso a versão online.
Um dos grandes efeitos da pandemia do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços. Para o Detran de Rondônia, ficou estabelecido que os documentos que anteriormente eram emitidos em papel moeda agora deverão ser acessados pelo app da CNH Digital.
A decisão foi tomada juntamente com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já publicada oficialmente no Diário Oficial da União.
Documentos digitais
A partir de agora, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV), do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade deverão ser feitas online.
Conforme explicou o diretor-geral do Detran Rondônia, Neil Aldrin Faria Gonzaga, a iniciativa visa unificar os dados dos motoristas, resultando então no fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) que até então era impresso em papel-moeda. Ele será integrado ao registro do licenciamento anual, atualmente validado como o CRLV-e.
“Os dados sobre a propriedade e licenciamento do veículo ficarão inseridos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo por meio digital”, afirmou o gestor.
Como se cadastrar no sistema digital
Para poder fazer a solicitação do documento online, Neil solicita que a população acesse a página do Detran estadual e faça seu cadastro. O procedimento é simples, basta informar os dados de identificação pessoal e do veículo.
Feito o registro, o usuário conseguirá ter acesso ainda a todos os informes sobre sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo inclusive baixar e imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e).
É válido ressaltar que no atual modelo será ainda permitida a impressão caseira em papel sulfite A4, tendo validade jurídica caso o motorista seja parado por algum agente de trânsito. Outra opção é baixa o app da CNH digital e apresenta-lo por meio do celular.