IPTU 2020 BH foi adiado mais uma vez para lojistas; grupo quer isenção!

Nesta quarta, 20, a Prefeitura de Belo Horizonte publicou um decreto que prorroga mais uma vez, o pagamento das parcelas do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2020 para os estabelecimentos que ficaram fechados em meio a pandemia. A medida foi oficializada ontem após o anúncio feito na semana passada.

IPTU 2020 BH foi adiado mais uma vez para lojistas; grupo quer isenção!
IPTU 2020 BH foi adiado mais uma vez para lojistas; grupo quer isenção! (Imagem FDR)

A medida, porém, não é considerada suficiente para uma parcela do setor comercial. Eles acreditam que isto não será o bastante para tirar as lojas do sufoco em um cenário de faturamento em declínio e solicitam a isenção do pagamento.

Uma reunião foi realizada ontem (20) a tarde, com o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e com lideranças da categoria. No encontro os líderes cobraram a isenção total do tributo.

“Essa isenção que nós estamos pleiteando é de R$ 150 milhões. Nós achamos que a prefeitura deve, sim, esse dinheiro ao comércio. E, se tiver que pagar, principalmente o que foi jogado para dezembro, não vai haver pagamento, o lojista não tem como pagar ele está com dificuldade de pagar folha salarial”, diz o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte (Sindilojas BH), Nadim Donato.

Dono de duas unidades da loja de decoração Empório Favani, Rafael Santos, também afirma que o adiamento do prazo de pagamento do IR não ajudará os lojistas.

Ele diz que o pagamento do seu IPTU já é efetuado todos os meses aos donos dos imóveis e isto está em contrato. Sendo assim, ele não pôde usufruir a medida.

Segundo ele, o que realmente ajudaria na situação de suas lojas, seria a isenção do pagamento relativos aos meses em que elas continuarem fechadas. “As novas guias já chegaram. Isso não atrasa”, diz.

A medida de adiamento das parcelas do IPTU de 2020 é válida apenas para os estabelecimentos que tiveram os alvarás de localização e funcionamento ou autorizações de funcionamento suspensos em meio a pandemia, como as academias, salões de beleza e casas de show. De acordo com a prefeitura de BH, estes locais somam cerca de 75.600.

Os beneficiados com esta medida também podem adiar os pagamentos das das Taxas de Fiscalização de Localização e Funcionamento, de Fiscalização Sanitária, de Fiscalização de Engenhos de Publicidade e de Expediente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.