Enem 2020: Quem foi impedido de fazer a prova, fará o exame NESTA data

O primeiro dia de provas do ENEM 2020 aconteceu em meio a estudantes sendo impedidos de participar. Agora vamos para o segundo dia de provas, mas, e esses estudantes, vão poder participar? Saiba agora.

Enem 2020 para quem foi impedido de fazer a prova acontece NESTA data
Enem 2020 para quem foi impedido de fazer a prova acontece NESTA data (Imagem/Reprodução: Google)

O ENEM 2020 apresentou um alto índice de abstenção, 51,5% dos candidatos não compareceram aos locais de prova.

Pela regra, quem não compareceu está eliminado. Mas o ENEM 2020 apresentou um fato inesperado, candidatos foram impedidos de entrar nas salas de prova devido a lotação dos locais.

Para esses candidatos barrados s reaplicação está assegurada pelo INEP.

Barrados no ENEM 2020

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP já havia noticiado que os estudantes que não comparecessem à prova por terem sido diagnosticados com COVID-19 teriam direito a reaplicação.

Agora, quem foi barrado também está incluso nesse grupo e deve, a partir da próxima segunda-feira, 25, fazer a solicitação de reaplicação.

“Nesses casos, o inscrito deverá solicitar apenas a reaplicação das provas que ocorreram no dia em que se sentiu prejudicado. Portanto, cabe ressaltar que o participante poderá realizar, normalmente, as provas do próximo domingo, 24 de janeiro, caso tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação”, diz o comunicado do INEP.

Ou seja, se o estudante foi barrado no primeiro dia de provas, ele deve comparecer no próximo domingo para fazer as provas do segundo dia.

Reaplicação do ENEM 2020

O prazo estabelecido pelo INEP começa em 25 de janeiro, próxima segunda-feira, e vai até 29 do mesmo mês, sexta-feira.

Dentro dessa semana estabelecida, os estudantes que foram prejudicados devem solicitar a reaplicação no site do INEP.

Alguns dados importantes: o pedido não garante que a reaplicação, pois o INEP vai analisar todos os pedidos feitos. E o resultado deve ser divulgado na Página do Participante.

Os estudantes devem ficar atentos ao prazo para solicitação, pois caso o percam, estarão eliminados do processo.

As provas estão marcadas para serem reaplicadas em 23 e 24 de fevereiro.

Além desses casos de estudantes barrados, o que era inesperado.Existem outras situações em que a reaplicação é garantida aos estudantes:

  • Desastres naturais;
  • Falta de energia elétrica;
  • Falha no leitor de tela para quem pediu este recurso; ou
  • Erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante;
  • E também para aqueles estudantes diagnosticados com COVID-19.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.