CNH 2021: Tudo o que muda para emitir documento no Detran de Minas Gerais

Atenção, motoristas de Minas Gerais! O Detran estadual acaba de anunciar mudanças na emissão de documentos. De acordo com o órgão, as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e as Permissões para Dirigir (PPDs) terão alteração no modelo de envio para os titulares, deixando de ser gerenciados pelos Correios.

CNH 2021: Tudo o que muda para emitir documento no Detran de Minas Gerais (Imagem: Google)
CNH 2021: Tudo o que muda para emitir documento no Detran de Minas Gerais (Imagem: Google)

Quando um motorista vai tirar sua CNH ou solicitar o PPDs para poder circular pela cidade, normalmente ele passa por um período de espera no Detran.

Esse procedimento consiste inicialmente no agendamento para a emissão dos documentos e depois no envio dos mesmos. Em Minas Gerais, a forma de entrega foi modificada.

Polícia Civil fará a entrega da CNH

Sem muitas explicações sobre a motivação da mudança, o Detran MG informou que os documentos acima, emitidos a partir do dia 8 de janeiro, passarão a ser entregues pelas Delegacias Regionais de Polícia Civil, diretamente nas mãos dos titulares.

De acordo com o órgão, a atividade deverá gerar uma maior economia para o estado que não precisará mais sustentar o contrato com os Correios para otimizar seus serviços. Desse modo, para ter acesso a CNH e ao PPDs, a população deverá contactar a polícia.

No entanto, nas cidades onde não há Ciretran, pelo interior do estado, os documentos permanecerão sendo entregues normalmente pelos Correios nos endereços cadastrados.

Solicitação dos documentos

No que diz respeito ao processo de registro, atualização e solicitação das documentações, não há grandes mudanças. O Detran reforçou que o cidadão ainda deve fazer o agendamento por meio de seu site (clique aqui).

O procedimento é simples, ao abrir a página basta selecionar a função de agendamento e na sequencia escolher qual o serviço deseja realizar. Posteriormente é preciso ainda informar o local e horário onde o atendimento será feito e confirmar a marcação.

É importante ressaltar que, com a realidade do novo coronavírus, o órgão não estará recebendo nenhum motorista sem que tenha horário marcado. A iniciativa visa controlar o fluxo de pessoas nas unidades para evitar contaminações pela doença.

Para mais informações sobre esse ou demais serviços do Detran fique de olho em nosso portal.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.