Concurso Seeduc RJ vai oferecer 4 MIL vagas de emprego; confira edital

Processo seletivo da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro deve contar com contratações imediatas e cadastro de reserva. O concurso Seeduc RJ está previsto para março e a carga horária é de 16 horas.

Concurso Seeduc RJ vai oferecer 4 MIL vagas de emprego; confira edital
Concurso Seeduc RJ vai oferecer 4 MIL vagas de emprego; confira edital (Imagem/Reprodução: Google)

Na última semana o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou a contratação de 4 mil professores para o estado.

“Estamos abrindo em março o concurso para o cargo de professor I com carga horária de 16h. Serão 500 vagas para chamadas imediatas para suprir as necessidades dos docentes no segundo semestre”, afirmou o governador.

O concurso está autorizado desde 2018, mas vai acontecer efetivamente em 2021. Incluísse, a banca já estava escolhida há algum tempo, a Ceperj será a empresa organizadora.

Concurso Seeduc RJ e a situação no Rio de Janeiro

O estado está em recuperação fiscal, que foi assinada em 2017 e estabeleceu medidas para o governo estadual recuperar milhões. Além do congelamento do pagamento de dívidas com a federação.

Com isso, só poderão acontecer concursos públicos que visem preencher vagas anteriores a assinatura do documento, ou seja, vagas existentes desde setembro de 2017. É o caso da educação.

Até por isso estão previstas apenas essas 500 contratações imediatas, que devem preencher vagas deixadas por aposentadorias, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.

Os dados mais recentes mostram que o estado possui um déficit de 2.016 professores. Que ao todo acarretam em 35 mil aulas que estão sendo deixadas de serem ministradas.

Língua portuguesa e matemática são as disciplinas mais afetadas nesse déficit de profissionais.

Só em 2020, esse déficit gerou 827 contratações temporárias, os profissionais atuaram nos anos iniciais e final do ensino fundamental e médio.

Último concurso da Seeduc RJ

O concurso mais recente da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro aconteceu em 2014. Naquele ano, foram ofertadas 1.697 vagas para Professor Docente I com 16 ou 30 horas de trabalho.

Os profissionais tiveram que responder a uma prova com 50 questões nas áreas de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos específicos. Além da análise de títulos, que também foi parte da seleção.

Continue bem informado, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.