Auxílio doença INSS: Veja como receber benefício durante afastamento

O auxílio doença INSS é destinado aos trabalhadores segurados pelo instituto que estão incapacitados de exercer suas atividades. Dessa maneira, para receber tal benefício o trabalhador precisa passar pela perícia médica e comprovar a incapacidade por mais de 15 dias.

Auxílio doença INSS: Veja como receber benefício durante afastamento
Auxílio doença INSS: Veja como receber benefício durante afastamento (Imagem: Reprodução/Google)

O auxílio doença INSS é pago temporariamente e possui dois tipos: o previdenciário e o acidentário. O primeiro é quando a causa do afastamento não tem relação com o trabalho, e o segundo quando ocorre por causa de acidente no trabalho ou lesão ocasionado pela atividade exercida.

Critérios para receber o auxílio doença INSS

Os trabalhadores precisam atender a alguns requisitos, como estar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias, comprovar os problemas de saúde com laudos e consultas e ter uma carência de 12 contribuições mensais ao INSS.

A carência não é exigida em casos de doenças profissionais e acidentes de trabalho. O afastamento precisa ser 15 dias consecutivos ou 60 dias intercalados, desde que seja pela mesma doença.

Solicitar o auxílio doença INSS

A primeira coisa é agendar a perícia médica pelo aplicativo ou portal Meu INSS. Para isso, basta acessa a plataforma e selecionar a opção “Agende sua Perícia”. Em seguida, escolha “Agendar Novo” em caso de um primeiro pedido ou “Agendar Prorrogação” para estender o benefício.

Os segurados podem acompanhar o andamento do agendamento também pelo app na área “Resultado de Requerimento/ Benefício por Incapacidade”. Após o resultado, indicando o dia e horário da consulta basta comparecer á unidade do INSS.

Em casos de restrição de leito será necessário aguardar pela perícia militar. Já em casos que é necessário ir com um acompanhante é preciso preencher o formulário de solicitação de acompanhante e levá-lo no dia.

Documentos para o auxílio doença INSS

No dia da perícia é necessário levar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência recente;
  • Laudos e receitas médicas, exames;
  • Comprovante do agendamento da perícia;
  • Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), em caso de acidente de trabalho ou doença ocupacional;
  • Declaração do último dia trabalhado assinada pelo empregador, em caso de trabalhador de empresa.

Para trabalhador rural, lavrador ou pescador é necessário apresentar os documentos que comprovem o serviço e o estado para o afastamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.