IPVA 2021 CE: Passo a passo para fazer a impressão do seu boleto de pagamento

Os boletos de pagamento do IPVA 2021 já estão disponíveis para os contribuintes através da internet. Desde 2016, os boletos não são enviados pelos Correios. Saiba aqui como ter acesso as suas guias de pagamento.

IPVA 2021 CE: Passo a passo para fazer a impressão do seu boleto de pagamento (Imagem FDR)

Os motoristas podem acessar os boletos de pagamento do IPVA em três plataformas: os aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE).

Os aplicativos estão disponíveis para os sistemas Android e iOS e neles é possível consultar os valores do IPVA e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamentos.

Através deles também é possível parcelar débitos anteriores, emitir emitir certidão de IPVA e solicitar e consultar restituição.

O motorista deve acessar o menu IPVA. Neste menu é possível realizar consultas a respeito da situação do veículo e emitir o DAE.

Para gerar o boleto de pagamento, é só escolher a opção “Pagar IPVA”. Para gerar o DAE é preciso informar o chassi do veículo, ou o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa.

Se optar por acessar o site, o motorista deve ir no menu IPVA e, depois, expandir a aba “Imposto”. Nesta aba é encontrada a opção de emissão de boletos para pagamentos à vista ou em parcelas. Também será pedido o chassi do veículo, ou o Renavam e a placa do veículo.

A Sefaz-CE relembra que não realiza o envio dos boletos pelos Correios ou através de e-mail.

Passo a Passo para imprimir o boleto de pagamento do IPVA 2021

Aplicativo Meu IPVA

  • Escolha a opção “Pagar IPVA” no menu
print
  • Insira os dados do veículo
print
  • Faça a impressão do boleto

Site da Sefaz

print
  • Abra o aba “Imposto”
print
  • Escolha se deseja pagar à vista ou parcelado
  • Insira os dados do veículo
print
  • Imprima o boleto

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.