O Programa Universidade para Todos (ProUni)oferece bolsas parciais ou integrais em universidades particulares. Para isso é realizada o processo de seleção a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente.
Para participar do processo seletivo do ProUni 2021 os candidatos devem informar o número de inscrição e a senha do Enem. Dessa maneira, o sistema recupera as notas e faz a classificação de forma automática.
Todos os dias o sistema atualiza as notas de corte que são a menor pontuação que permite classificar para a vaga. Sendo assim, os estudantes podem alterar as escolhas feitas no ato de inscrição. Cada candidato pode escolher até dois cursos.
A concorrência acontece entre os candidatos que escolheram as mesmas opções, ou seja, o mesmo curso, turno, faculdade, campus e modalidade de concorrência, ou seja, se irá concorrer com cotas.
Por esse motivo, cada curso possui uma nota de corte específica e não é possível saber quantos pontos no Enem será necessário para conseguir a bolsa. Porém, tem como observar as edições anteriores e conferir o curso e a faculdade que deseja.
Com isso, é possível ter uma noção do desempenho que será cobrado. Por exemplo, os cursos mais concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia a nota de corte pode chegar a quase 800 pontos.
Cursos mais concorridos do ProUni
Para concorrer a uma bolsa o candidato deve ter tido, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Porém, para ter uma chance nos cursos mais concorridos é necessário ter uma nota um pouco maior. Veja abaixo a nota de corte dos cursos mais concorridos:
- Arquitetura e Urbanismo: 767;
- Direito: 812;
- Enfermagem: 744;
- Engenharia: 770;
- Jornalismo: 720;
- Medicina: 814;
- Nutrição: 731;
- Odontologia: 759;
- Psicologia: 789.
Cursos menos concorridos do ProUni
É muito comum os estudantes ficarem mudando o curso durante o processo seletivo tentando passar em algum no qual se identifique.
Por esse motivo há tantas desistências no primeiro período do curso. Veja abaixo a lista dos cursos menos concorridos:
- Automobilística;
- Empreendimento;
- Formação de Docentes Para a Educação Básica;
- Gerência em Negócios Imobiliários;
- Gestão de Empresas Rurais;
- Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas;
- Ortóptica;
- Psicomotricidade;
- Silvicultura.