Justiça mantém data do ENEM 2020! Veja como vai funcionar a prova na pandemia

Provas do ENEM 2020 são mantidas para o próximo domingo (17), após luta judicial entre Defensoria Pública e o Tribunal Regional Federal de São Paulo. 5,78 milhões de estudantes devem participar do exame.

Justiça mantém data do ENEM 2020! Veja como vai funcionar a prova na pandemia
Justiça mantém data do ENEM 2020! Veja como vai funcionar a prova na pandemia (Imagem/Reprodução: Google)

Os últimos dias têm sido de intenso debate sobre a aplicação do Enem 2020. Isso, por conta da pandemia que se instaurou no Brasil e foi agravada após as festas de final de ano.

ENEM 2020 mantido

Com o primeiro dia de provas previsto para o próximo domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio está mantido, segundo determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

No texto da decisão, o desembargador Antonio Carlos Cedenho, justifica a manutenção do exame relembrando que o exame já foi remarcado anteriormente. Pois deveria ter acontecido em novembro.

E que essa decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Educação, estados e município, além dos setores responsáveis diretamente pelo Enem 2020.

Além disso, o desembargador afirmou que as medidas necessárias para a preservação da saúde de todos serão tomadas. Como vem sendo divulgado pelo INEP.

“Embora as infecções pelo novo coronavírus tenham se intensificado, devido, sobretudo, às festas de fim de ano, a observância das normas sanitárias minimiza o risco durante a prova. Similarmente às eleições para prefeitos e vereadores, o Enem sintetiza um interesse público de difícil postergação”, afirmou Cedenho.

Outra motivação para a manutenção das provas do próximo domingo é o atraso que o adiamento acarretaria em programas como o ProUni, Fies e SiSU. Além da necessidade de uma reorganização para um novo cronograma.

Enem 2020 poderá ser adiado em alguns casos

Como vem sendo noticiado aqui no portal, pessoas que tenham o diagnóstico de COVID-19 terão a oportunidade de participar da reaplicação das provas.

Desde que entrem em contato com o INEP em até 24 horas antes do domingo de aplicação.

Além disso, o estado de Manaus já noticiou que é inviável realizar a prova, devido ao estado de calamidade em que se encontra, sendo assim as provas lá estão suspensas.

No entanto, na tarde da última quinta-feira, o presidente do INEP, Alexandre Ribeiro, afirmou que o instituto não pode garantir que todos os municípios que vierem a suspender as provas serão atendidos com a reaplicação do Exame.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.