Fim da perícia médica online! Como solicitar auxílio-doença INSS de forma presencial?

A partir de agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar apenas atendimentos presenciais para a concessão do auxílio doença, com isso foi antecipado o fim das perícias online. No ano passado, por conta da pandemia, as agências do órgão ficaram fechadas e as perícias estavam sendo feitas por meio da internet.

Fim da perícia médica online! Veja como solicitar auxílio doença de forma presencial
Fim da perícia médica online! Veja como solicitar auxílio doença de forma presencial (Imagem: Reprodução/Google)

O agendamento online vai ser finalizado no sábado (16), a ideia era que isso durasse até o dia 31 de janeiro, mas o fim foi antecipado.

O agendamento presencial deve ser realizado pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS, onde será possível escolher a data, hora e local em que será realizada a perícia. 

O INSS liberou uma lista com as agências que vão oferecer os serviços, ela se encontra disponível no site do órgão. 

Além disso, a instituição afirma que 491 locais estão aptos para realizar os procedimentos, com mais de 2.000 médicos peritos atuando em todo o país.

O auxílio doença é pago para os trabalhadores que ficam doentes ou sofrem acidentes e estão impossibilitados de exercer sua função. 

A perícia online, ou seja, a telemedicina, foi oferecida após pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) ao INSS para reduzir as filas de concessão do benefício.

Atendimento presencial do INSS

Até o dia 4 deste mês, haviam mais de 520 mil atendimentos presenciais agendados em todo o país para as próximas semanas.

De acordo com a pasta “Permanecem em trabalho remoto os peritos que pertencem ao grupo de risco aumentado para covid-19 (idosos com mais de 60 anos, doenças graves, grávidas, lactantes)”, informou.

Os atendimentos estão acontecendo em até 30 dias, de acordo com o INSS. Isso, pois a lei determina que o INSS tem até 45 dias para concluir a análise do auxílio.

No dia de ir à agência, o beneficiário deve levar toda a documentação sobre a doença ou acidente que motivou o afastamento do trabalho. Atestados, laudos, exames e receitas médicas, especialmente com datas mais recentes.

Antecipação encerrada

A antecipação temporária por incapacidade no valor de R$1.045, foi uma medida adotada pelo governo no período da pandemia para ajudar os brasileiros.

“Mesmo com o retorno gradual do atendimento presencial e a retomada da perícia médica presencial, o segurado ainda pode optar pela antecipação do benefício por incapacidade temporária”, disse o INSS.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.