IPVA 2021 pode ser pago pelo Bradesco; veja como gerar guia de pagamento no site do banco

Neste ano, os contribuintes podem contar com mais opções para pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos) 2021. Uma delas é através do Banco Bradesco, e aqui você aprende como fazer.

IPVA 2021 pode ser pago pelo Bradesco; veja como gerar guia de pagamento no site do banco
IPVA 2021 pode ser pago pelo Bradesco; veja como gerar guia de pagamento no site do banco (Imagem FDR)
publicidade

Como pagar o IPVA 2021 através do Bradesco

No site do Bradesco é possível pagar o IPVA, DPVAT anterior, licenciamento e as multas de seu veículo. Confira o passo a passo:

  • Para começar entre na página de pagamentos clicando aqui;
  • No tópico “Tributos” clique em “Débito de Veículos (IPVA, DPVAT anteriores, Licenciamento, multas e taxas)
  • Caso o veículo seja da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou de São Paulo, o código do RENAVAM pode ser utilizado para pagar. No caso do Rio de Janeiro, é preciso gerar o boleto para pagamento de tributo e taxa.
  • Agora clique em “Pague Agora” e após fazer login em sua conta, vá em: Pagamentos > Tributos: (Impostos, Taxas ou Contribuições): Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas).

Como pagar o IPVA São Paulo?

Para efetuar o pagamento  do imposto, é sócio parecer a uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam, e pagar a guia no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet, via débito agendado ou por meio de outros canais oferecidos pelo banco.

Também é possível fazer o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Alíquotas do IPVA 2021 SP

Os motoristas de veículos abastecidos com gasolina e os biocombustíveis irão recolher 4% do valor venal do bem.

Veículos usados que só utilizam álcool, eletricidade ou gás, mesmo que combinados entre si, continuam com a alíquota de 3%.

No caso dos veículos novos com essas mesmas características de combustível em nota fiscal, comprados a partir de 15/01/21 terão alíquota de 4%, segundo a Lei 17.293/2020.

As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários de cabine simples, ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Por fim, os caminhões pagam 1,5%.

IPVA Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o IPTU 2021 terá um reajuste de 4,23%. O percentual de reajuste equivale a inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA-E, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O reajuste foi anunciado nesta semana, quando o IBGE divulgou a inflação acumulada do último trimestre de 2020. O cálculo é baseado no período entre 15 de setembro e 15 de dezembro.

Os pagamentos em cota única e a primeira parcela vencem no dia 5 de fevereiro. Como já acontece de costume, os pagamentos à vista recebem 7% de desconto.

O percentual de reajuste é parecido com o concedido em 2019 para 2020, quando o IPCA-E ficou em 4,22% na ocasião

Como forma de conter gastos, a prefeitura não irá mais enviar carnês do IPTU para a população, somente uma guia única.

Os moradores que escolherem o pagamento parcelado deve pagar a primeira parcela com o código de barras impresso na guia de cobrança.

Para o pagamento das demais parcelas, o contribuinte deve imprimi-las pela internet no Portal Carioca Digital, as guias começam a ser enviadas em janeiro.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.