As inscrições para o ProUni 2021 já estão abertas e vão até a próxima sexta-feira, 15. O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudos aos estudantes brasileiros ou naturalizados.
Atualmente o Brasil conta com 3 grandes formas de inserção de estudantes nas universidades de todo o Brasil. O Prouni 2021 é uma delas.
Por meio dele o estudante pode conseguir bolsas de 50% a 100% em instituições de nível superior particulares.
Como conseguir bolsas no ProUni 2021?
Os estudantes, como dito, podem conseguir bolsas que vão de 50% a 100%, desde que se enquadrem nos grupos.
Para as bolsas de 50%: Essas bolsas são concedidas aos estudantes que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. A seleção deve contemplar 85.167 bolsas parciais.
Tem direito a bolsa de 100%: Aqueles estudantes que têm renda mensal familiar bruta um salário mínimo e meio por pessoa. Estão disponíveis 76.855 bolsas integrais.
No caso de concessão de bolsa parcial, o estudante se responsabiliza pelo pagamento do valor restante do curso.
Além desses critérios específicos, os estudantes devem atender a alguns outros:
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, nesse primeiro processo seletivo estão sendo aceitas as notas do Enem de 2019.
- Atingido média geral das provas objetivas igual ou superior a 450 pontos.
- Não pode ter zerado a redação (esse é um critério que se aplica a todos os processos seletivos que usam a nota do Enem).
- Deve ter concluído os estudos em escola da rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede particular.
Também pode participar pessoa com deficiência (PcD). E professores públicos do quadro efetivo de funcionários, nesse caso, o critério de renda não se aplica, mas eles só poderão se inscrever para cursos da área de licenciatura.
Passo a passo da inscrição PROUNI 2021
O estudante deve acessar o portal Programa Universidade Para Todos e clicar em “Fazer a inscrição”. Então, ele deve inserir seu CPF, número de inscrição e Senha do Enem 2019.
Com as informações pessoais confirmadas, elas devem aparecer na tela após a inserção dos dados, o estudante deverá responder ao questionário socioeconômico. O último passo é a escolha de dois cursos que o estudante deseja ingressar.
Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.