Bolsa Família vai pagar 13º salário em 2021? Veja qual a proposta

Em 2019 os beneficiários do Bolsa Família receberam, pela primeira vez, o 13º salário. Porém, devido à pandemia de Covid-19 o pagamento foi cancelado em 2020. Agora há a esperança que o governo volte a pagar o 13º salário em 2021.

Bolsa Família vai pagar 13º salário em 2021? Veja qual a proposta
Bolsa Família vai pagar 13º salário em 2021? Veja qual a proposta (Imagem: Reprodução/Google)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que o governo não encaminhou a proposta de pagamento do 13º salário do Bolsa Família para a Câmara dos Deputados em 2020. Com isso, o abono natalino não passou por análise e votação.

Esse comunicado veio após o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), jogar a culpa do não pagamento do abono natalino do Bolsa Família nas costas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Bolsonaro disse, durante uma transmissão em suas redes sociais, que não houve o pagamento do 13º salário do Bolsa Família porque o presidente da Câmara deixou a Medida Provisória, que previa o pagamento, caducar. E ainda incentivou a população a cobrar de Maia o abono natalino.

Porém, Guedes afirmou que a proposta não foi enviada para não cometer crime de responsabilidade e completou dizendo que, mesmo sendo um desejo dele e de sua equipe pagar o abono natalino em 2020, a recomendação foi não fazer, devido à situação econômica do país.

Em defesa, Maia disse em entrevista para o jornal O Estado de S. Paulo que o presidente da república é mentiroso e que a pauta não foi enviada para a Câmara. Portanto, Bolsonaro quis jogar a culpa de algo que ele fez para outra pessoa.

O pagamento do 13º salário do Bolsa Família foi uma das propostas de campanha eleitoral de Bolsonaro. Porém, como em 2020 foi pago nove parcelas do auxílio emergencial, devido à pandemia de Covid-19, o abono natalino foi suspenso.

Sendo assim, segundo Guedes, caso pagasse a parcela extra seria necessário compensar a despesa fazendo o corte de outro gasto ou aumentando a receita através de tributos. Por esse motivo, foi decidido não fazer este pagamento em 2020.

Com o fim do auxílio emergencial e com o retorno do comércio e o fim das restrições sociais de forma gradual, assim como a cobrança dos tributos, a expectativa é que o governo paga o abono natalino em 2021, já que não possui nenhum impedimento.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.