IPTU 2021: Rio de Janeiro, Curitiba e Recife liberam acesso ao boleto de pagamento

Pontos-chave
  • Boletos do IPTU não serão mais enviados completos no Rio e em Curitiba;
  • No Recife, o IPVA sofreu reajuste de 3,92%;
  • Moradores do Rio precisarão entregar a Declaração Anual de Dados Cadastrais (Decad).

Os pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021 estão se aproximando, e nesta matéria você confere todas as informações sobre o tributo em Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.

IPTU 2021: Rio de Janeiro, Curitiba e Recife liberam acesso ao boleto de pagamento (Imagem FDR)

Curitiba

A prefeitura de Curitiba já liberou os boletos de pagamento do IPVA 2021 e os moradores tem acesso a eles através do site ou aplicativo.

Os boletos também serão enviados para a casa dos contribuintes apenas com a primeira parcela ou para o pagamento à vista.

Sendo assim, os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, devem emitir os demais boletos pela internet ou aplicativo.

Os pagamentos do IPTU que forem feitos à vista até o dia 10 de fevereiro contam com 4% de desconto. Para pagamentos parcelados não haverá desconto.

O valor do tributo pode ser parcelado em até dez vezes, com vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês.

  • Como emitir os boletos de pagamento

Os boletos são emitidos pela internet e é necessário inserir informações da inscrição imobiliária e sublote ou da indicação fiscal do imóvel. As informações podem ser encontradas na escritura do imóvel ou em um boleto antigo do IPTU. Para emitir os boletos no site da prefeitura clique aqui.

Pelo aplicativo Curitiba App também é possível ter acesso aos boletos do IPTU. O aplicativo pode ser baixado em celulares Android e iOS.

  • Pagamentos parcelados e débito automático

As parcelas para quem optar pelo pagamento parcelado, tem vencimento entre os dias 11 e 15 de cada mês, indo de fevereiro a novembro, informa a prefeitura.

As datas estão especificadas no boleto e obedecem a seguinte ordem: para indicação fiscal com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento será dia 11 de cada mês. Dígitos 3 e 4 (dia 12); dígitos 5 e 6 (dia 13); dígitos 7 e 8 (dia 14); dígitos 9 e 0 (dia 15).

Os contribuintes que optaram pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela será paga em 19 de fevereiro e as outras todo dia 11.

Rio de Janeiro

No Rio, os contribuintes terão que fazer uma declaração anual dos dados cadastrais de seu imóvel até o último dia de junho de cada ano.

A Declaração Anual de Dados Cadastrais (Decad) será feita totalmente pela internet, através do site da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, que ainda vai lançar o sistema preparado para a declaração.

De acordo com o decreto publicado em 1º de janeiro pelo prefeito Eduardo Paes (DEM), esta declaração vai fazer com que eventuais mudanças nos dados cadastrais que são utilizados como base para a cobrança do IPTU se torne um procedimento menos burocrático.

Carnês do IPTU Rio de Janeiro

A prefeitura também disse que não enviará mais os boletos do IPTU pelos correios. Os contribuintes devem acessar as guias através do Portal Carioca Digital.

Como forma de contenção de custos, a prefeitura vai remeter, no lugar do carnê, um documento simplificado que contém somente dois códigos de barra: o do pagamento integral, em cota única, e o da primeira parcela.

Os pagamentos à vista contam com 7% de desconto e devem ser efetuados até o dia 5 de fevereiro. A primeira parcela também vence neste mesmo dia.

  • Como emitir os boletos
  • Acesse a página do IPTU no Portal Carioca Digital clicando aqui
  • Insira o número de inscrição do imóvel, disponível em carnês do IPTU anteriores.

Vencimento das parcelas

  • 1ª cota ou cota única – 05/02
  • 2ª cota – 05/03
  • 3ª cota – 08/04
  • 4ª cota – 07/05
  • 5ª cota – 08/06
  • 6ª cota – 07/07
  • 7ª cota – 06/08
  • 8ª cota – 08/09
  • 9ª cota – 07/10
  • 10ª cota – 08/11

Recife

Já em Recife, o IPTU passou por um reajuste de 3,92% neste ano. Os carnês já estão sendo enviados e é possível contar com um desconto de até 10%

Este desconto pode ser aplicado para os contribuintes que estão em dia com o pagamento do IPTU.

O abatimento de 10% é concedido àqueles que optarem pelo pagamento à vista, em fevereiro.

Já o desconto de 5% vale para os contribuintes que estão adimplentes e querem parcelar o pagamento do tributo. O vencimento do imposto acontece no dia 10 de fevereiro.

Para acessar os boletos de pagamento clique aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.