Candidato à presidência da Câmara defende novo Bolsa Família e prorrogação do auxílio

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que está se candidatando à Presidência da Câmara dos Deputados, afirmou nesta segunda-feira (11) que é necessário encontrar fontes para a realização de financiamento dentro do teto de gastos. Sua ideia é ampliar o Programa Bolsa Família ou continuar pagar o auxílio emergencial no período da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Candidato à presidência da Câmara defende novo Bolsa Família e prorrogação do auxílio
Candidato à presidência da Câmara defende novo Bolsa Família e prorrogação do auxílio (Foto: Google)

Toda solução, no meu entendimento, tem que ser dentro do teto de gastos, que foi uma ação que organizou o gasto público. (…) É uma questão de reorganizar despesas. Governar é eleger prioridades, e acho que neste momento uma das prioridades tem que ser encontrar financiamento para: ou reforço do Bolsa Família, ou uma alternativa ao auxílio emergencial, enquanto não tivermos a vacina”, disse o deputado.

Rossi ainda comentou sobre a proposta de reforma tributária, que é de sua autoria e está em tramitação na Câmara. Segundo ele, a aprovação do texto é essencial para a retomada da atividade econômica.

“Acho que nós temos que continuar nesse esforço de uma agenda com responsabilidade fiscal, de reformas… Eu sou autor de uma reforma tributária que está tramitando, que está com o texto praticamente pronto. Além de buscar as soluções para esse enfrentamento da pandemia e da vacina, que têm que ser prioritárias, nós precisamos também de uma agenda que faça a economia reagir”, afirmou.

O deputado afirmou que tem certeza que a proposta mais madura para criar emprego e gerar renda para a população é a reforma tributária.

Logo em seguida, Baleia acrescentou que deve construir uma agenda social para amparar a população vulnerável no período da pandemia e mencionou o fortalecimento do programa Bolsa Família.

O Bolsa Família foi criado pelo PT, um dos partidos que declarou apoio à candidatura do deputado junto com mais quatro siglas de esquerda. 

Outro candidato que está concorrendo à presidência da Câmara é o deputado Arthur Lira (PP-AL), que é mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro.

Arthur Lira

O deputado pregou cautela com relação ao programa social. Lira disse que, caso seja apoiado pelos partidos, vai dar prioridade para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata dos gatilhos do teto.

“Não sou mágico, não tem como propor uma solução no curto prazo, sem abalar o que todo mundo preza.”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!