Como fazer a inscrição online no PROUNI 2021? Passo a passo completo!

Começam amanhã (12) as inscrições para o PROUNI 2021. O Programa Universidade Para Todos deve conceder 162.022 bolsas, ao todo, que vão de 50% a 100%. Sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais.

Como fazer a inscrição online no PROUNI 2021? Passo a passo completo!
Como fazer a inscrição online no PROUNI 2021? Passo a passo completo! (Imagem/Reprodução: Google)

Mesmo antes da abertura das inscrições, já é possível consultar às vagas que estarão disponíveis amanhã. Basta que o candidato acesse ao site Prouni Aluno.

Passo a passo da inscrição PROUNI 2021

O passo inicial é acessar ao site do Programa Universidade Para Todos e clicar em “Fazer a inscrição”.

Logo após, uma nova página será carregada onde o participante deve inserir seu CPF, número de inscrição e Senha do Enem de 2019.

Com os dados inseridos, as informações do participante aparecerão na tela, caso haja divergência entre elas é necessário fazer a correção.

Com as informações pessoais confirmadas, o estudante deverá responder ao questionário socioeconômico.

A intenção com as respostas é conhecer melhor o público que faz parte do processo seletivo e conferir se ele se adequa as condições estabelecidas. O último passo é a escolha de dois cursos que o estudante pretende ingressar.

Assim como na consulta de vagas, durante a inscrição os estudantes podem fazer a busca por curso, por cidade ou por instituição. Lembrando também que, entanto o período de inscrições estiver aberto, os candidatos poderão fazer a troca de curso.

Além de escolher o curso, é necessário selecionar o tipo de bolsa em que o candidato se enquadra, se cotas ou ampla concorrência. Têm direito as cotas os estudantes negros, que possuem deficiência, ou indígenas.

Quem pode participar do PROUNI 2021?

O Prouni 2021 deve conceder bolsas de estudos parciais ou integrais. Os requisitos gerais para participação no programa são:

Também podem participa professores da rede pública (para eles o critério de renda econômica não se aplica), nesse caso apenas para os cursos de licenciatura e pessoas com deficiência (PcD).

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile