Passo a passo para acessar cartão de confirmação do ENEM 2020

Os estudantes que se inscreveram para a edição 2020 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição através da Página do Participante. No cartão o estudante confere o número de inscrição, data e local em que a prova será realizada.

Passo a passo para acessar cartão de confirmação do ENEM 2020 (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta edição do Enem foram 5.783.357 inscrições confirmadas, e tem a previsão de aplicação nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano, em sua versão impressa. Já a versão digital será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) recomenda que os inscritos levem o cartão de confirmação nos dias de aplicação das provas, mesmo que isso não seja obrigatório.

O documento tem os registros a respeito do atendimento especializado e tratamento pelo nome social dos estudantes dos participantes.

Login único

É necessário que o estudante faça um cadastro no portal do Governo Federal para conseguir acessar o cartão de confirmação. Através desse cadastro será criado um login e senha únicos para acessar os dados da inscrição. O cadastro é feito uma única vez e libera os serviços para os estudantes.

O procedimento pelo site do governo federal segue a unificação dos serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado com o Plano de Transformação Digital que vem sendo implementado.

Reaplicação e resultado

O Exame Nacional do Ensino Médio é realizado deste 1998 e tem a finalidade de avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica.

O exame é composta por uma redação e 45 questões para cada uma das quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Os resultados do exame neste ano serão divulgados a partir de 29 de março. A reaplicação das provas está marcada para 24 e 25 de fevereiro para os participantes que podem ter sito afetados por problemas de estrutura.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o uso de máscaras é obrigatório e os participantes diagnosticados com covid-19 ou outras doenças poderão realizar as provas nas datas de reaplicação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.