Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Foi decidido que não haverá reajuste do imposto. Os contribuintes que realizarem o pagamento à vista terão 3% de desconto. Confira os prazos definidos para o IPTU 2021 SP.
As notificações do IPTU em São Paulo começarão a ser enviados pelos Correios a partir do dia 15 de janeiro.
Da mesma forma, as informações sobre os valores a serem quitados e os boletos de pagamentos estarão disponíveis no site da prefeitura a partir do dia 15 de janeiro.
Prazos de pagamento do IPTU 2021 SP
Os vencimentos do IPTU para a primeira parcela ou pagamento à vista serão em fevereiro — do dia 1 ao dia 28. Para quem optar pelo pagamento parcelado, a data de vencimento acontecerá no dia escolhido pelos contribuintes que fizeram a opção via atualização cadastral.
No caso de quem não escolher o dia de vencimento do imposto, o vencimento acontecerá no dia 9 ou 14 de cada mês. Já no caso dos proprietários de veículos que decidiram pela notificação por administradoras de imóveis, o vencimento da primeira parcela será somente em março.
Cabe destacar que os vencimentos, em caso de dias em que não haja expediente bancários, serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte. Não haverá cobrança de qualquer acréscimo nessas situações.
Isenção do IPTU
Para ter a isenção total do imposto, com relação ao valor venal, os imóveis devem ser utilizados predominantemente ou exclusivamente como residência, de tipo horizontal ou vertical e de padrões baixo a médio — com valor venal em 2020 igual ou menor que R$ 160 mil.
Há também isenção total as demais imóveis construídos, exceto vagas de garagem, prédios de garagem e estacionamentos comerciais — com valor venal em 2020 igual ou menor que R$ 90 mil.
Além do desconto total, por meio do valor venal, há a possibilidade de obter desconto no IPTU. Para conferir todos os casos em que a Prefeitura de São Paulo concede o benefício no valor do imposto, basta acessar este link.