Motoristas de Minas Gerais devem ficar atentos as alterações nos serviços de trânsito. Nessa semana, a Polícia Civil local (PCMG) informou que o Departamento de Trânsito do estado (Detran-MG) adiou o prazo de suspensão da emissão de documentos na compra de um veículo. O procedimento é obrigatório e deverá ser digitalizado.
Quando um motorista compra um carro novo ele precisa regularizar a documentação que comprove sua propriedade. Intitulado de Certificado de Registro de Veículo (CRV-e) o registro vinha sendo feito de forma impressa.
Já para quem adquiri um veículo usado, o papel obrigatório é o de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo eletrônica (ATPV-e). Inicialmente este também vinha sendo elaborado em papel moeda, mas agora irá migrar para o digital.
Novos prazos de emissão digital
Diante da transição do analógico para o virtual, o Detran de Minas Gerais optou por aumentar o prazo de suspensão da obrigatoriedade desses documentos. Inicialmente os motoristas teriam até essa terça-feira (05) para circular sem a correção. Porém o prazo foi prolongado até esta sexta-feira (08).
A justificativa utilizada pelo órgão foi de que a adaptação para o modelo eletrônico ainda vem sendo finalizada. A ideia é que o processo de compra e venda dos automóveis passe a ser mais simples e não obrigue os cidadãos a irem até as agências de trânsito para cumprir burocracias.
“Durante o período de suspensão dos serviços, o sistema de informática do Detran-MG passará por adequações para gerenciamento das informações da frota de veículos do estado, impossibilitando, temporariamente, a conclusão dos processos e emissão do novo CRV-e. As vistorias continuam ocorrendo normalmente para aqueles proprietários de veículos que realizaram agendamento prévio”, informou a assessoria do Detran MG.
Isso significa dizer que a população terá até essa sexta para transitar sem tais registros. No entanto, com a finalização da digitalização por parte do Detran a emissão será obrigatória e deverá ser feita por meio do app da Carteira de Habilitação Digital (CNH Digital).
O adiamento do prazo, segundo os informes concedidos pela PCMG, será válido não só na capital Belo Horizonte (BH), como também nos municípios do interior.