Belo Horizonte decreta lockdown em todo município a partir de segunda-feira (11)

O prefeito da cidade de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou que a partir da próxima segunda, 11, a cidade entrará em regime de lockdown, que só autoriza o funcionamento de serviços essenciais. O comunicado foi feito hoje (7), através das redes sociais do prefeito.

Belo Horizonte decreta lockdown em todo município a partir de segunda-feira (11)
Belo Horizonte decreta lockdown em todo município a partir de segunda-feira (11) (Imagem: PBH)

Alexandre afirmou que a capital mineira atingiu o “limite da Covid-19” e que uma reunião com o governo fez com que ele decidisse editar um decreto que fecha todos os serviços considerados não essenciais na cidade.

Kalil disse que nesta sexta-feira, 8, o decreto vai ser publicado, e na segunda-feira a cidade estará fechada.

“Chegamos no vermelho. O comerciante tem que se preparar, porque sexta-feira estaremos soltando um decreto voltando a cidade à estaca zero. São números impressionantes, houve uma importação de doença”, disse.

O prefeito informou que os únicos lugares considerados não essenciais que continuarão funcionando são as praças públicas e o zoológico que passará a agendar as visitas.

“Me desculpem, mas governar não é agradar. Tivemos uma longa reunião hoje, fui orientado. Com exceção das praças públicas e do zoológico agendado, (a cidade) estará com serviços essenciais abertos e todo o restante fechado.

IPTU Belo Horizonte

A prefeitura de Belo Horizonte já divulgou o calendário de pagamentos, taxas e alíquotas do IPTU 2021.

Neste ano, o imposto terá um aumento de 4,23% baseado no INPC-E (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-Especial). Esta base também será aplicada nas taxas e preços públicos cobrados em 2021.

O envio das guias acontecerá até o dia 8 de janeiro e os pagamentos à vista ou a antecipação de duas parcelas até o dia 20 de janeiro, serão contemplados com um desconto de 6%.

Quem preferir, pode efetuar o pagamento parcelado em até 11 vezes, com vencimento da primeira parcela em 15 de fevereiro e as outras sempre no dia 15 de cada mês.

De acordo com uma portaria da Secretaria Municipal de Fazenda publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última semana, os valores das taxas e contribuições anuais cobradas no IPTU 2021 ficam assim:

Imóveis com coleta em dias alternados: R$ 338,67 por economia
Imóveis com coleta diária: R$ 677,34 por economia

Os donos de imóveis a seguir ficam isentos da cobrança do IPTU:

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile