Auxílio-doença do INSS MUDA regras a partir de 2021? Solicite sua pensão!

Depois do fim da antecipação dos pagamentos do auxílio-doença, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), estão realizando o agendamento da perícia médica nas agências da Previdência Social para que assim voltem a receber o seu benefício.

Auxílio doença MUDA regras a partir de 2021? Solicite sua pensão!
Auxílio doença MUDA regras a partir de 2021? Solicite sua pensão! (Foto:Google)

O agendamento pode ser realizado por meio do telefone 135, pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS.

Na hora do agendamento, o segurado deve fazer a escolha da data,do horário e da agência em que será atendido.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o atendimento presencial da perícia está sendo feito em 492 agências da Previdência no país todo, com o atendimento de 2.157 médicos peritos.

O último balanço divulgado em dezembro pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), mostra que 1.062 agências estão atendendo presencialmente em todo o país, ou seja, menos da metade (46,3%) do total está fazendo o atendimento pericial.

De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), as agências que ainda não estão oferecendo a perícia médica não têm condições de funcionar em meio à pandemia, que estamos vivendo.

Os segurados podem verificar quais agências estão abertas e oferecendo o serviço de perícia é só acessar o site covid.inss.gov.br. Ao realizar o agendamento, é possível solicitar o atendimento na agência mais próxima ou com as melhores datas disponíveis para perícia.

A  Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informou que na maior parte do Brasil, os atendimentos de perícias têm sido realizados em, no máximo, 30 dias.

Segundo o que é definido por lei, o INSS tem até 45 dias para concluir a análise do auxílio-doença.

No dia da perícia, o segurado deve apresentar toda a documentação referente à doença ou ao acidente que levaram ao afastamento do trabalho, como atestados, laudos, exames e receitas médicas.

Validade da antecipação do auxílio-doença INSS

No ano de 2020, por conta da pandemia, o INSS determinou a antecipação do pagamento do auxílio doença para os segurados, o valor era de um salário mínimo, que estava no patamar de R$1.045.

Os beneficiários não precisavam realizar a perícia, o atestado médico era enviado por meio do Meu INSS apenas com  assinatura do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Classificação Internacional de Doenças (CID).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!