A Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz-AC) definiu os prazos de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os proprietários poderão pagar o imposto em cota única, com 10% de desconto, ou em três parcelas. Confira o calendário completo do IPVA 2021 no estado.
Segundo o calendário de pagamento divulgado pela Sefaz, o prazo de vencimento da cota única será na mesma data que a primeira parcela.
Os prazos variam de acordo com o número final da placa do veículo. O primeiro vencimento acontece no dia 29 de janeiro — para as placas finalizadas em 1 e 2.
Além da opção de pagamento em cota única, com 10% de desconto, o contribuinte poderá pagar o IPVA em três parcelas mensais, iguais e sucessivas. Para realizar o pagamento, será preciso emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), pelo site do Detran-AC.
O documento também poderá ser retirado no Posto Fiscal do IPVA, localizado nas dependências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou nas agências da Sefaz de cada município.
Por meio do site do Detran, os proprietários de veículos poderão imprimir o código de barras para o pagamento das taxas.
Para isso, será necessário ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Confira o calendário de pagamento do imposto para os veículos automotores usados:
Calendário de pagamento do IPVA 2021 no Acre
- Final de placa 1 e 2 — 29 de janeiro; 26 de fevereiro; 31 de março
- Final de placa 3 e 4 — 26 de fevereiro; 31 de março; 30 de abril
- Final de placa 5 — 31 de março; 30 de abril; 31 de maio
- Final de placa 6 — 30 de abril; 31 de maio; 30 de junho
- Final de placa 7 — 31 de maio; 30 de junho; 31 de julho
- Final de placa 8 — 30 de junho; 30 de julho; 31 de agosto
- Final de placa 9 — 30 de julho; 31 de agosto; 30 setembro
- Final de placa 0 — 31 de agosto; 30 de setembro; 29 de outubro
O IPVA tem sido uma fonte de arrecadação que auxilia o estado e municípios a executarem políticas públicas em diversas áreas.
Além disso, os valores arrecadados do imposto auxiliam na conservação das estradas.