IPVA 2021 Pará diminui valor e libera calendário de pagamentos com desconto

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2021 no Pará, passou por uma redução de 2,74% em seus valores, se comparado ao que foi pago no ano passado.

IPVA 2021 Pará diminui valor e libera calendário de pagamentos com desconto (Imagem FDR)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) calcula todos os anos o preço médio dos veículos, e serve de base para a composição da tabela do IPVA.

O calendário de pagamentos e a tabela de valores que vão valer para este ano constam em uma Instrução Normativa da Sefa (Secretaria da Fazenda), que foi publicada na última semana no Diário Oficial do Estado.

Todas as informações já estão disponíveis no portal da Secretaria da Fazenda e podem ser consultadas.

Alíquotas IPVA Pará

As alíquotas para o tributo deste ano são: 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, englobando jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares.

Veículos rodoviários que possuem mais de 5 anos de fabricação estão isentos do pagamento do tributo. As embarcações e aeronaves devem recolher o IPVA até 30 de julho.

Descontos

Os descontos no IPVA foram definidos assim: motoristas que anteciparem o pagamento, caso não tenham multas nos últimos dois anos, recebem 15% de desconto; 10% para quem pagar à vista até a data de vencimento da primeira parcela, caso não tenha multas no ano anterior. Em todos os outros casos, o desconto será de 5%.

Nesta sexta-feira, 8, termina o prazo do pagamento antecipado do IPVA para carros com finais de placa 01 a 31, com descontos.

Do total arrecadado, 50% permanecem no Estado e os outros 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado.

O valor do IPVA é calculado com base no preço dos automóveis e a taxa que deve ser paga pelos motoristas é de em média 3% do preço do bem.

O tributo é uma responsabilidade de cada estado, porém geralmente para os carros usados, o preço médio cobrado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança é utilizado como base para o IPVA.

Informações

Para obter mais informações ligue no telefone 0800-725-5533, chat no site Sefa ou email [email protected].

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.