IPTU 2021 Curitiba chega aos contribuintes no fim do mês; veja como conseguir descontos

A prefeitura de Curitiba vai enviar até o final do mês de janeiro os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) de 2021. Os boletos serão entregues diretamente no endereço dos contribuintes.

IPTU 2021 Curitiba chega aos contribuintes no fim do mês; veja como conseguir descontos
IPTU 2021 Curitiba chega aos contribuintes no fim do mês; veja como conseguir descontos (Foto: FDR)

Segundo a administração, os contribuintes vão poder ter 4% de desconto no pagamento à vista, que terá vencimento em 10 de fevereiro. Além disso, o IPTU também poderá ser parcelado em até 10 vezes.

Aqueles que desejarem parcelar, o vencimento será entre 11 e 15 de cada mês, entre fevereiro e novembro, de acordo com a prefeitura.

As datas serão informadas no boleto e obedecem uma ordem: para indicação fiscal com dígito verificador 1 e 2, a data de vencimento será dia 11 de cada mês. Dígitos 3 e 4 (dia 12); dígitos 5 e 6 (dia 13); dígitos 7 e 8 (dia 14); dígitos 9 e 0 (dia 15).

Os contribuintes que optaram pelo débito automático, independente do dígito, a primeira parcela vai ser paga em 19 de fevereiro e as outras todos os dias 11.

A prefeitura informou que aqueles que desejam fazer o cadastro para pagar no débito automático, precisam realizar a solicitação diretamente no banco e nos canais de atendimento, 30 dias antes do vencimento da parcela.

Mudança no envio

Diferente de anos anteriores, os contribuintes não vão receber os carnês com todas as parcelas.

Os que quiserem parcelar o IPTU, precisarão emitir o documento de pagamento a partir da 2ª parcela.

De acordo com a prefeitura, isso pode ser realizado pela internet, pelo Curitiba App ou nos núcleos da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento nas dez Ruas da Cidadania – que funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Isso faz com que seja mais eficaz a cobrança, reduzindo o  impacto ambiental e deve resultar em economia com gastos de impressão, envio e reenvio de correspondências do IPTU.

Os contribuintes que não receberem o boleto para pagamento à vista ou da primeira parcela pelos Correios, ou quiserem se antecipar, pode emitir a segunda via do carnê pela internet, a partir de 11/1, pelo aplicativo Curitiba App ou nos núcleos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!