Lote residual do IRPF: Ainda é possível ser incluso em novo pagamento?

A Receita Federal pagou na última quarta-feira, 30, os valores referentes ao lote residual de restituição do Imposto de Renda para 202.388 contribuintes. O montante pago será de cerca de R$354 milhões. Saiba mais sobre pagamentos do IRPF.

Lote residual do IRPF: Ainda é possível ser incluso em novo pagamento?
Lote residual do IRPF: Ainda é possível ser incluso em novo pagamento? (Montagem: FDR)

Deste montante, R$ 135.760.171,76 foram pagos para os contribuintes que possuem prioridade legal, sendo 3.470 contribuintes idosos com mais de 80 anos, 27.172 contribuintes entre 60 e 79 anos, 2.995 contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 11.563 contribuintes em que sua maior fonte de renda venha do magistério.

Foram incluídos neste lote também, 157.188 contribuintes não prioritários que realizaram a entrega da declaração até o dia 15 de dezembro.

Restituição do Imposto de Renda

O valor da restituição pode ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não fizer o saque neste período, deve requerer através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

O contribuinte também pode acessar o portal e-CAC para verificar possíveis inconsistências em sua declaração e corrigi-las no menu Meu Imposto de Renda.

Caso a restituição tenha sido liberada mas o contribuinte não recebeu o valor devido, ele deve entrar em contato com a central de atendimento através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Consulte a restituição do IRPF

Os contribuintes já podem fazer a consulta no site da Receita Federal ou no telefone 146.

O Procedimento de consulta é simples e realizada no site da Receita e, depois, no serviço Meu Imposto de Renda no Portal e-CAC.

em caso de inconsistências de dados, o contribuinte pode realizar a regularização de suas pendências sem sair de casa, retificando a declaração.

A consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF também pode ser realizada diretamente nas bases da Receita Federal, através do aplicativo disponível para tablets e smartphones.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.