Os moradores de Belo Horizonte terão um reajuste de 4,23% para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As guias do imposto serão enviadas pelos Correios até dia 8 de janeiro. Além disso, o documento poderá ser encontrado de forma virtual. Confira como emitir o boleto de pagamento para o IPTU BH 2021.
As guias do IPTU contarão com as informações dos valores cobrados. Além disso, haverá a indicação de desconto de 6% para quem preferir quitar o IPTU à vista ou antecipar pelo menos duas parcelas até dia 20 de janeiro.
Caso o morador prefira o pagamento parcelado do imposto, uma nova guia de recolhimento será enviada até a primeira semana de fevereiro. Nessa guia, haverá um código de barras para pagar as parcelas entre os meses de fevereiro e junho. O vencimento será no dia 15 de cada mês.
A última guia, com as parcelas que vencerão entre julho e dezembro, será enviada no início de julho.
Como emitir o boleto de pagamento do IPTU BH 2021
A partir desta quinta-feira, os proprietários poderão emitir a guia de recolhimento do IPTU 2021 pelo site da Prefeitura de BH ou pelo aplicativo PBH App.
Além da possibilidade de ter acesso ao documento via online e pela entrega pelos Correios, o contribuinte poderá ter as guias emitidas em qualquer agência dos Correios.
Por meio do site, a pessoa poderá solicitar todos os serviços relacionados ao imposto. Não há necessidade de deslocamento para realizar as ações. Ao acessar o site, basta selecionar o serviço desejado.
Vale destacar que o atendimento presencial relacionado ao IPTU acontecerá de forma restrita e em situações excepcionais. O atendimento será entre os dias 4 de janeiro e 3 de fevereiro de 2021 — na Central de Atendimento BH Resolve. No entanto, será preciso realizar um agendamento prévio neste site.
As situações excepcionais autorizadas para o atendimento presencial são:
- O titular do imóvel for uma pessoa tutelada ou curatelada;
- O titular for uma pessoa qualificada como idosa;
- Verificação de inoperância dos sistemas de recepção eletrônicas dos formulários de reclamação;
- O titular ou procurador declarar não possuir condições ou meios para apresentar a reclamação de forma eletrônica.
A Central de Atendimento BH Resolve fica na rua Caetés, 342 — Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.