Prefeitura de Florianópolis define DUAS formas de quitar IPTU 2021

Os moradores de Florianópolis já podem efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 de forma presencial ou através da internet. Para 2021, o tributo foi reajustado em 3,92%, seguindo a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Prefeitura de Florianópolis divulga DUAS formas de quitar IPTU 2021 (Imagem FDR)

Os moradores já podem conferir o valor e os boletos através do site. A Prefeitura já iniciou também os envios de cerca de 250 mil carnês físicos para o pagamento à vista ou parcelado.

A orientação da prefeitura é que por conta da pandemia do coronavírus, os moradores efetuem o pagamento do IPTU com a emissão das guias através do site ou com os carnês enviados pelos correios.

Porém, a prefeitura também disponibiliza para quem preferir, os totens de autoatendimento no prédio do Pró-Cidadão, na Rua João Pinto, nº 156, no Centro.

Descontos concedidos no IPTU de Florianópolis

Os moradores que optarem pelo pagamento à vista, terão um desconto de acordo com a data do pagamento. Para obter 20% de desconto, é preciso quitar o imposto até o dia 5 de janeiro de 2021. Para pagamentos realizados até o dia 5 de fevereiro, o desconto é de 10% e até o dia 5 de março, 5%.

Quem preferir pode efetuar o pagamento parcelado, em até 10 vezes. O primeiro pagamento deve ser feito até o dia 5 de março e os outros no dia 5 de cada mês subsequente.

Como consultar os valores

O morador pode consultar o valor do IPTU visitando o site do tributo ou esperando a entrega do carnê em sua residência.

No site é necessário inserir o número de inscrição imobiliária, selecionar o ano de 2021 e visualizar o boleto com a quantia a ser paga. Neste momento, é possível optar entre o pagamento em cota única ou parcelado.

Se o morador escolher o pagamento em cota única, o sistema irá calcular o desconto automaticamente com base na data de pagamento. Se optar pelo parcelamento, os boletos mensais serão gerados com vencimento no dia 5 de cada mês.

Carnês

Os moradores irão receber em suas casas três documentos de arrecadação, sendo uma guia para pagamento em cota única e duas para pagamento parcelado, ou seja, as duas primeiras parcelas. Quem optar pelo parcelamento deve imitir o restante dos boletos no site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.