Prefeitura de Joinville-SC divulga calendário e formas de pagamento do IPTU 2021

A Prefeitura de Joinville- SC divulgou as informações referentes ao pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021. Os moradores que optarem pelo pagamento à vista no início do próximo ano, podem contar com um desconto de até 10%.

Prefeitura de Joinville-SC divulga calendário e formas de pagamento do IPTU 2021 (Imagem FDR)

A prefeitura já efetuou o envio dos 254 mil carnês de IPTU no início deste mês e espera arrecadar R$181 milhões com os pagamentos do tributo no ano que vem. Em 2020 a arrecadação foi de R$176 milhões.

Descontos no IPTU 2021 Joinville

Como dito acima, os moradores que optarem pelo pagamento à vista até o dia 7 de janeiro, terão um desconto de 10%. Já quem pagar à vista até o dia 8 de fevereiro, será contemplado com um abatimento de 8%.

O pagamento parcelado também é oferecido e as parcelas começam a vencer em 7 de janeiro. Em fevereiro, março, junho e setembro, o vencimento é no dia 8. Abril, maio, julho e outubro vencem no dia 7. Já em agosto, o prazo de pagamento será dia 9.

Um reajuste no tributo de 3,14% em relação ao ano anterior foi aplicado, que corresponde à inflação acumulada no período de outubro de 2019 a setembro de 2020, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE).

Carnê do IPTU

Os contribuintes podem conferir os valores do IPTU nos carnês enviados para sua residência ou através do site da prefeitura de Joinville, indo na opção “Dinheiro e imposto”. Após isso, clique na opção “ IPTU”.

Nesta seção é possível consultar a 2ª via do imposto, sendo necessários os números do CPF ou CNPJ e da inscrição imobiliária do lote. Ela também pode ser pedida na subprefeitura da sua região.

Revisão de valores

Através do site da prefeitura é possível também consultar o índice de correção do IPTU e solicitar a imunidade do imposto. Os moradores podem fazer a revisão do valor de forma presencial comparecendo na subprefeitura, Secretaria da Fazenda ou pelo site da prefeitura. Porém, o requerimento deve ser aberto entre 5 de janeiro e 5 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.