Gasolina e diesel terão AUMENTO no valor a partir desta terça (29); quanto você vai pagar?

A Petrobras comunicou que irá aumentar o preço médio da gasolina em suas refinarias em 5% e do diesel em 4% a partir de hoje, 29. O aumento acompanha uma alta no petróleo que aconteceu nas últimas semanas e também uma desvalorização do real frente ao dólar.

Gasolina e diesel terão AUMENTO no valor a partir desta terça (29); quanto você vai pagar? (Imagem Google)

Por conta desta alta de 4%, os compradores passam a pagar em média R$2,02 por litro de diesel. O diesel é o combustível mais utilizado no país. Considerando o acumulado do ano, a Petrobras diz que a redução do valor foi de 13,2%.

No caso da gasolina, o valor médio vendido para as distribuidoras será de R$1,84 por litro, acumulando no ano uma redução de 4,1%.

Mesmo com essa alta nas cotações dos combustíveis da Petrobras hoje, os especialistas indicam a continuidade da defasagem ante a paridade de importação que vem acontecendo a cerca de três semanas.

“Faz cerca de três semanas que a Petrobras trabalha com defasagem de mais de 10 centavos em relação ao mercado internacional e segue bem próxima a esse nível mesmo com o ajuste de hoje. O ajuste atual foi menos da metade do necessário para termos paridade de importação”, disse Thadeu Silva, o chefe da área de óleo e gás da consultoria INTL FCStone.

Sérgio Araújo, o presidente da Abicom (Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis) também citou a defasagem nos preços ante ao mercado internacional, e relembrou que as importações por agentes privados seguem inviabilizadas.

A Petrobras alega que seus preços acompanham a chamada paridade de importação e que ela é abalada por diversas razões como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.

Repasse para os consumidores finais

O repasse do aumento dos preços nas refinarias para os consumidores finais nas bombas não é garantido, e é subordinado a uma série de fatores, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.